A entrevista de emprego é uma oportunidade para o candidato direcionar a sua carreira, sendo assim considere, apresentar os pontos fortes de sua trajetória de maneira objetiva.
Ao receber o convite para uma entrevista de emprego, é importante que conceitue a oportunidade como uma apresentação do seu currículo, e não como uma forma de julgamento de sua personalidade. Visto que esse conceito errôneo pode fazer com que fique aquém do seu potencial profissional.
Fale sobre situações concretas que destaquem os seus pontos fortes. Por exemplo: destaque a sua capacidade de lidar com metas; senso de urgência; gestão de pessoas; gerenciamento de projetos; acompanhamento de fluxos; dentre outros aspectos importantes para o direcionamento do seu perfil profissional.
É importante que fale sobre os seus pontos fracos de modo resolutivo. Por exemplo, ao se destacar como uma pessoa que possui dificuldades para falar em público, ressalte o seu desejo de estudar teatro.
Ou ainda, ao informar que precisa elevar o seu conhecimento em um determinado sistema utilizado na sua área de atuação profissional, informe que já está em cotação com instituições de ensino.
O comportamento do candidato deve transmitir uma mensagem relevante durante o processo seletivo. Por isso, é importante adotar uma postura participativa e orgânica.
É importante que não cruze seus braços e pernas e evite gesticular em excesso durante a construção de sua narrativa. Mantenha contato visual com o profissional que estiver conduzindo o processo seletivo, fale de maneira calma e tranquila, seja objetivo nas suas respostas e evite interromper o profissional que conduz o processo seletivo ou os demais participantes, caso a entrevista de emprego ocorra de maneira coletiva.
O mais importante é que destaque seus pontos fortes para evitar uma postura de autossabotagem profissional. Visto que a ansiedade excessiva pode fazer com que o candidato não demonstre o seu potencial, tornando a avaliação feita pela empresa superficial quanto ao seu conhecimento e capacidade.
Não menos importante, faça uso do espaço cedido ao candidato para realizar perguntas. Dessa forma, poderá analisar os valores envolvidos, considerando o seu objetivo profissional, de modo que o perfil da empresa – culturalmente – seja correlato ao seu objetivo para que a contratação se torne resolutiva para todos os envolvidos.