A entrevista de emprego deve ser conceituada pelo candidato como uma oportunidade de direcionamento de sua trajetória profissional de maneira objetiva e assertiva.
Destaque a sua trajetória profissional de forma objetiva durante a entrevista de emprego
O convite para entrevista de emprego é uma etapa importante do processo seletivo. Por isso, o candidato deve se preparar para aproveitar essa oportunidade de maneira objetiva, sem se deixar dominar pela ansiedade da situação de avaliação.
É viável para o candidato levar para a entrevista de emprego situações que destaquem o seu potencial de forma assertiva, destacando características profissionais, habilidades e competências.
Exemplifique suas habilidades e competências
Exemplifique situações referentes a sua capacidade de lidar com metas; elaborar treinamentos; controlar agendas; gerir pessoas; gerenciar projetos; elaborar campanhas motivacionais; dentre outros pontos que sejam destacáveis para direcionar a análise sobre o seu perfil profissional.
Apresente soluções para seus pontos fracos
Ao apresentar uma situação que requer melhoria, o candidato deve apresentar também a solução. Por exemplo, é possível destacar que precisa melhorar a sua capacidade de comunicação, entretanto, deseja realizar o curso de teatro.
Visto que o seu comportamento deve corroborar a sua narrativa de maneira participativa e objetiva. Sendo assim, é importante que tenha atenção plena aos seus gestos, controle o tom da sua voz e mantenha contato visual com o profissional que conduz o processo seletivo.
A sua postura deve ser participativa e orgânica
Além disso, não cruze braços e pernas; trabalhe a sua respiração; chegue mais cedo ao local marcado para a entrevista de emprego; tenha cuidado para não interromper o profissional que estiver conduzindo a entrevista, ao se lembrar de algum fato que não foi respondido adequadamente.
Conheça a cultura da empresa
Conhecer a trajetória da empresa através da análise do site é um ponto importante para o candidato, já que as informações sobre a empresa podem direcionar a sua postura, considerando a cultura da empresa como uma forma de avaliar a viabilidade da contratação.
Visto que uma cultura startup é bem diferente de uma cultura tradicional. Por isso, essa orientação indireta é importante para o seu comportamento e para a sua narrativa, além de direcionar a sua análise sobre a compatibilidade dos valores envolvidos.
Já que é válido ressaltar que essa análise é cabível para ambas as partes. Portanto, é fundamental que o candidato direcione o seu perfil, não ficando aquém da sua capacidade profissional, através do seu comportamento e de uma narrativa elaborada de forma assertiva.