Para promover o desenvolvimento da equipe você precisa colocar algumas ações em prática, de forma periódica. Isso significa que não é da noite para o dia que conseguimos ter bons resultados no desenvolvimento da equipe. Precisamos de tempo e dedicação para que os resultados sejam verdadeiramente positivos.
Pensando nesse cenário, desenvolvemos este conteúdo com o intuito de lhe ajudar a desenvolver o seu time de liderados. Acompanhe para saber mais!
Existem diversas ações que podem ajudar você a promover o desenvolvimento da equipe. Porém, lembre-se de que é preciso adaptar essas ações às necessidades do seu time de liderados, para não correr o risco de estar investindo em processos que em nada agregam.
Por isso, primeiramente avalie o desempenho dos colaboradores nos dias atuais e, em seguida, elenque as ações que podem vir a ser positivas e efetivas. Veja:
Processos de treinamento e desenvolvimento são fundamentais. Quais habilidades profissionais precisam ser implementadas na sua equipe? O que ainda tem deixado a desejar? Quais tarefas não estão sendo bem executadas?
Que estratégias modernas podem ser ensinadas e implementadas no dia a dia de trabalho? Analise isso com atenção.
Estabeleça metas de forma clara e precisa. Assim será possível trabalhar o desenvolvimento da equipe com mais clareza. Afinal, eles saberão quais são os resultados esperados e quais passos devem ser dados para chegar lá.
Delegue tarefas de maneira organizada e clara, evitando que um ou outro colaborador tenha problemas de retrabalho ou acabe fazendo a tarefa do colega. Por isso, sempre que possível, delegue as tarefas por escrito, pois isso ajuda na hora de garantir que todo mundo tenha acesso às informações e orientações de maneira mais clara e objetiva.
O desenvolvimento da equipe também depende do entendimento das habilidades da cada indivíduo. Quando você reconhece os pontos fortes de cada colaborador, torna-se possível organizar as demandas diárias de acordo com as facilidades de cada um.
Sendo assim, esteja atento ao que cada um consegue executar de forma facilitada e com excelência, investindo em uma boa distribuição de demandas.
Os feedbacks também são peça-chave no desenvolvimento da equipe. Por meio deles você consegue apontar os equívocos e acertos de cada colaborador. Além disso, o feedback ajuda na motivação e na produtividade, uma vez que é através dessas conversas que se torna viável esclarecer dúvidas e direcionar melhor cada colaborador.
Trabalhem, em conjunto, com a elaboração de um plano de crescimento. Isso poderá auxiliar na hora de investir no desenvolvimento da equipe, afinal, vocês estarão pensando em estratégias que viabilizam esse crescimento.
Nesta etapa, o ideal é que o plano seja desenvolvido individualmente, a fim de sanar as dúvidas de cada um e desenhar um planejamento mais alinhado à realidade de cada colaborador.
Lembre-se, ainda, de instigar metas claras, mensuráveis e possíveis, pois isso é muito importante para impedir a procrastinação, por exemplo. 😉