Desenrola Brasil: Saiba como participar do programa de renegociação de dívidas - Notícias Concursos

Desenrola Brasil: Saiba como participar do programa de renegociação de dívidas

Inadimplentes podem quitar seus débitos com desconto

O Governo Federal irá lançar a plataforma de renegociação de dívidas do programa Desenrola Brasil no dia 9 de outubro, na próxima semana. A princípio, nesta nova etapa, será possível quitar os débitos relacionados de pessoas com uma renda mínima de até dois salários mínimos, ou inscritas no Cadastro Único (CadÚnico).

Todavia, neste caso, o limite total das dívidas dos inadimplentes é de R$5 mil. Quem desejar participar do programa Desenrola Brasil deve ter um cadastro no portal da internet do Governo Federal, Gov.br. Vale ressaltar que é necessário ter um nível de certificação prata ou ouro e ter suas informações cadastrais atualizadas.

Ademais, de acordo com o Ministério da Fazenda, todo o processo de cadastramento do cidadão com dívidas tem como objetivo principal oferecer uma maior segurança nas informações e dados dos inadimplentes. O Gov.br é utilizado para que se comprove a identidade da pessoa, através de meios digitais, totalmente seguros.

Analogamente, através da conta junto ao Governo Federal, o cidadão consegue se identificar de uma maneira mais segura. Sendo assim, a pessoa cadastrada poderá acessar inúmeros serviços digitais como a CNH Digital, Declaração do Imposto de Renda, serviços do SUS, o Portal e-Social e ainda o Enem, por exemplo.

Cadastro no Gov.br

Em relação ao cadastramento no portal do Governo Federal, Gov.br, convém mencionar que o registro é gratuito. Em síntese, todo cidadão brasileiro tem direito ao acesso aos serviços digitais. Quem tiver interesse, pode fazê-lo diretamente no portal disponibilizado na internet sem maiores problemas. Confira abaixo o passo a passo.

Primeiramente, é necessário acessar e entrar no portal Gov.br. Em seguida, deve-se escolher a opção “entrar com Gov.br”. Depois é preciso digitar o número do CPF, e clicar em “continuar”. A partir daí, deve-se ler e aceitar os termos, e clicar em “continuar”. Deve-se indicar uma das instituições financeiras para criar a conta.

Se a pessoa no momento de seu cadastro não possuir uma conta em um banco, ou não tiver interesse em utilizá-la, deve então clicar em “Tentar de outra forma”. É preciso preencher um formulário com suas informações. É possível validá-los pelo INSS ou pela Receita Federal. Um código será então enviado pela plataforma ao cidadão.

A pessoa deverá receber esse código através de seu e-mail, ou por seu aparelho celular. É preciso digitar os números no local indicado pelo portal do Governo Federal. Deve-se então criar uma senha, seguindo as regras estabelecidas pelo portal. Depois desse passo a passo, os usuários poderão fazer o login no portal Gov.br.

Desenrola Brasil
Desenrola Brasil/Fonte: pixabay

Nível da conta

O cadastro no portal do Governo Federal possui três níveis de segurança e acesso, o bronze, prata e ouro. Em sua criação, através de um formulário online do INSS ou da Receita Federal, por exemplo, a conta no início é de nível bronze. O usuário terá acesso a alguns serviços digitais do governo, com um grau de segurança baixo.

De acordo com o Ministério da Fazenda, para o cidadão subir de nível, ele precisa estar de acordo com alguns critérios. Podemos destacar a validação da biometria facial pelo aplicativo da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Também é preciso validar os dados pessoais pelo internet banking, ou logar em um banco credenciado.

Dessa forma, o cidadão com dívidas em atraso que deseja participar do Desenrola, deve ter seu número de telefone cadastrado nas instituições financeiras para que possa receber um SMS que possibilita o acesso. É necessário ainda validar os dados com usuário e senha do SIGEPE no caso de o cidadão ser um servidor público federal.

Os bancos que possuem cadastro no Gov.br são o Banco do Brasil, Banrisul, Bradesco, Banco de Brasília, Caixa Econômica Federal, Sicoob, Santander, Itaú Unibanco, Agibank, Sicredi e banco Mercantil do Brasil. Aliás, para ter nível ouro, deve-se ainda, validar os dados através do QR Code da carteira de identidade.

Plataforma Desenrola

Como falado anteriormente, nesta nova fase, o Desenrola Brasil irá renegociar dívidas de até R$5 mil. É possível obter descontos, quitando os débitos à vista ou ainda em até 60 parcelas. Dessa maneira, os juros são de até 1,99% ao mês. O programa do Governo Federal estará à disposição dos cidadãos até o fim do ano de 2023.

Em conclusão, ao acessar a plataforma do programa Desenrola Brasil, será possível encontrar as instituições financeiras que estão oferecendo descontos. Haverá uma lista dos juros em ordem crescente. O Ministério da Fazenda apresenta um prazo de até 20 dias para que a pessoa possa renegociar suas dívidas depois da abertura do programa.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?