Entender o que faz o ar-condicionado gastar mais energia é de suma importância para evitar esse tipo de situação e, assim, economizar nos dias mais quentes.
Afinal, dependendo da região onde você mora, sabemos o quanto é praticamente impossível conseguir trabalhar, estudar ou dormir sem o uso do ar-condicionado. Portanto, saber usá-lo de modo mais eficiente é essencial.
Acompanhe este texto e tenha acesso a mais informações sobre o assunto!
O que faz o ar-condicionado gastar mais energia?
São muitos os fatores que podem fazer o ar-condicionado gastar mais energia. Alguns deles estão ao nosso alcance, outros estão relacionados com aspectos técnicos que devem ser avaliados por profissionais qualificados. Vejamos as principais circunstâncias:
1. Má instalação
A má instalação, infelizmente, é um ponto que faz o ar-condicionado gastar mais energia sem que nos demos conta disso. Nesse caso, a instalação estaria associada ao uso do gás que há dentro do aparelho: se não houver uma quantidade ideal, o ar-condicionado pode acabar trabalhando mais do que o necessário para resfriar o ambiente.
Por isso, se você perceber que o seu aparelho está consumindo muita energia elétrica, considere fazer uma manutenção preventiva. Às vezes, o técnico poderá detectar esse defeito e o investimento na hora de arrumar o aparelho pode fazer a diferença na sua conta de energia no longo prazo.
2. Filtros sujos
Quando os filtros estão sujos, eles podem ficar ligeiramente obstruídos, o que também contribui para que o ar-condicionado acabe trabalhando mais do que o necessário.
Hoje em dia, existem ares que já vêm com a função de avisar quando um filtro está sujo. Entretanto, se o seu não tiver essa função, vale a pena abrir periodicamente para visualizar os filtros e remover as sujidades que podem estar presentes.
3. Ficar trocando a temperatura
Sabemos que ter um ambiente gelado demais pode ser desconfortável. Porém, se você colocar a temperatura do aparelho em 20º C, depois em 24º C, e novamente em 20º C, fará com que o seu ar-condicionado nunca pare de trabalhar.
Isto é, o aparelho tem o objetivo de atingir determinada temperatura e “pausar” o seu trabalho, enquanto a temperatura ambiente se mantém. Assim que há uma mudança, ele volta a trabalhar.
Porém, se você ficar sempre mudando a temperatura, todas as vezes que ele parar de trabalhar precisará novamente ligar o motor e “agir”.
4. Temperaturas baixas e modo turbo
Não é segredo para ninguém que o que faz o ar-condicionado gastar mais energia é o trabalho que ele pode ter para resfriar um ambiente. Se você colocar na temperatura mais baixa e ainda ligar o modo turbo, ele vai trabalhar muito mais do que o normal.
Logo, estará consumindo mais energia para conseguir suprir a demanda. Por isso, optar por uma temperatura não tão baixa e evitar o modo turbo pode ser um bom caminho para economizar.
5. Tamanho inadequado
Por fim, usar um ar-condicionado com o tamanho inadequado também pode prejudicar o seu desempenho, sobrecarregando o aparelho e fazendo com que o consumo de energia seja maior.
Por isso, procure sempre instalar aparelhos que estejam adequados às necessidades do espaço onde ele atuará, evitando assim colocar em prática o que faz o ar-condicionado gastar mais energia.