O ENEM está se aproximando e você ainda pode melhorar o seu desempenho!
Muitos estudantes acabam adotando a estratégia errada nas semanas que antecedem a prova do ENEM e as provas dos vestibulares. Dessa forma, eles acabam não conseguindo aumentar em alguns pontos os próprios desempenhos.
Claro, não existe uma só estratégia correta. Mas algumas ações podem te ajudar nessa reta final.
O artigo de hoje vai trazer algumas dicas para que você possa melhorar o seu desempenho na prova do ENEM nessas duas semanas que te separam da prova.
Não estude os conteúdos mais difíceis e novos
Em nenhuma hipótese você deve estudar conteúdos novos nesse momento. E, principalmente, se esses conteúdos forem difíceis.
Muitos estudantes acreditam que podem melhorar ainda os próprios desempenhos se estudarem conteúdos que ainda não foram estudados ou que são de uma dificuldade maior.
Porém, essa estratégia pode não ser a mais indicada, tanto para o ENEM, como para os vestibulares e demais provas.
Nessa reta final, em que o dia da sua prova se aproxima cada vez mais, o mais indicado é REVISAR. Isso significa que você deve estudar aquilo que já foi estudado, para fixá-los ainda mais e garantir que você os leve consigo para a prova.
Em resumo, não busque estudar, nesse momento, conteúdos novos e mais difíceis. Isso não vai te ajudar e pode, até mesmo, te prejudicar.
Revisar com moderação: nada de excessos
A regra é clara: nada de excessos na reta final!
Isso significa que não é a hora de passar mais de 10 horas por dia estudando. Muito pelo contrário: você deve separar uma pequena parte do seu dia (por exemplo 2 horas) para revisar o conteúdo.
Estudar em excesso agora pode prejudicar o seu desempenho, já que você não irá absorver os tópicos e o seu cérebro irá somente se cansar.