Um fato que não se contesta é que todos os trabalhadores ficam de olho no calendário para saber quando chega o próximo feriado. Afinal, é merecido ter um dia de descanso e vez ou outra dá até mesmo para planejar uma atividade diferente na folga.
Desse modo, cabe sinalizar que um dos momentos mais marcantes no calendário religioso católico, o Dia de Corpus Christi, é celebrado 60 dias depois da Páscoa. E ele já está chegando!
Feriado de 30 de maio
No Brasil, vale ressaltar que alguns locais declaram feriado municipal ou estadual, enquanto que outros, sinalizam a ocasião como ponto facultativo.
Afinal, quais lugares determinam o Corpus Christi como feriado?
Cada localidade brasileira possui autonomia para definir se o dia será de descanso oficial ou não. Em cidades como Fortaleza e Rio de Janeiro, por exemplo, o dia é considerado feriado. Já em outras, é apenas um ponto facultativo.
Acompanhe:
Feriado
- Boa Vista (RR);
- Campo Grande (MS);
- Curitiba (PR);
- Florianópolis (SC);
- Fortaleza (CE);
- Maceió (AL);
- Manaus (AM);
- Natal (RN);
- Porto Alegre (RS);
- Rio de Janeiro (RJ);
- Salvador (BA);
- São Paulo (SP);
- Teresina (PI);
- Vitória (ES).
Ponto facultativo
- Aracaju (SE);
- Belém (PA);
- Belo Horizonte (MG);
- Brasília (DF);
- Goiânia (GO);
- João Pessoa (PB);
- Macapá (AP);
- Palmas (TO);
- Porto Velho (RO);
- Recife (PE);
- Rio Branco (AC);
- São Luís (MA).
Celebração do Corpus Christi
O termo Corpus Christi, que em latim significa “Corpo de Cristo”, é de grande importância para os fiéis católicos. Isso porque celebra a crença na presença real de Jesus Cristo no sacramento da Eucaristia.
Então, durante a missa, os católicos reverenciam a consagração do pão e vinho, que segundo as suas crenças, se transformam no corpo e sangue de Cristo.
Desse modo, é um dia mais do que especial para relembrar a morte e ressurreição de Jesus, reafirmando a fé dos seguidores no poder de sua salvação.
Ainda mais, além das missas solenes, um dos aspectos mais visualmente impressionantes da celebração de Corpus Christi são os tapetes de rua. Os mesmos são confeccionados com diversos materiais como serragem, flores e pó de café.
Na prática, esses tapetes são não apenas expressões de arte popular, mas também uma forma de adoração e homenagem.
Cabe até mencionar que a pandemia provocou diversas mudanças até mesmo nessa celebração, que em muitos lugares passou a contar com eventos virtuais. Uma prova de que a tradição católica busca alternativas para se manter relevante, mesmo em tempos desafiadores.