O desafio da Ilha da Verdade é uma ótima forma de testar suas capacidades lógicas e de resolução de problemas em geral. Para vencê-lo, será preciso pensar de forma estratégica e exercitar suas capacidades dedutivas.
Nessa ilha, há basicamente dois tipos de pessoas: as que sempre mentem e as que sempre falam a verdade. E essa informação vai ser muito importante para que você descubra a reposta desse desafio. Agora sem mais enrolação, vamos ao teste.
Tente descobrir o desafio da Ilha da Verdade
Então vamos lá. Como você já sabe, essa é uma ilha cujos habitantes se dividem em dois grupos. O primeiro fala sempre a verdade, não importa o que aconteça. E o segundo sempre mente, seja qual for a pergunta feita para essas pessoas:
Imagem: divulgação
Certo dia, um total de 2003 habitantes da ilha resolvem fazer uma assembleia. Eles se sentam de forma aleatória ao redor de uma mesa. Em seguida, cada um declara: meus dois vizinhos de mesa são mentirosos. No dia seguinte, essa mesma cena se repete.
Só que nessa segunda assembleia, um habitante faltou por estar doente. Os outros 2002 se sentam aleatoriamente ao redor da mesa. Em seguida, cada um deles declara: meus dois vizinhos de mesa agem de forma diferente da minha.
Agora, com todas essas informações em mente, você tem que responder a uma pergunta. A pessoa que faltou no segundo dia de assembleia era mentirosa ou estava mesmo doente? Pense com calma antes de ver a resposta abaixo e tente resolver o desafio.
Resposta do desafio da ilha da verdade
E então, conseguiu descobrir? Vamos lá! No primeiro dia, entre todos os que disseram que os vizinhos são mentirosos há pelo menos um falando a verdade. Ou seja, um a cada três não age como os demais. Assim, pelo menos um terço de todos os que estão ali não mentem.
São 668 pessoas que sempre falam a verdade. No dia seguinte, com uma pessoa a menos, a nova declaração dá uma informação importante para a gente. Enquanto a cada três pessoas dois são mentirosos, pelo menos um dos dois vizinhos de cada mentiroso age da mesma forma que ele.
Dessa maneira, continuamos com um terço dos que sempre falam a verdade, que de 2002 agora é 667. Então quem faltou realmente estava doente e não era um mentiroso.
Mais um teste para você
Depois de passar pelo desafio da ilha da verdade, vamos para mais um teste. Primeiro, vamos imaginar um pedaço de queijo que tenha as dimensões: 101x102x103:
Imagem: divulgação
Você saberia dizer qual a menor quantidade de cortes planos para dividi-lo em 101x102x103 pedaços? Ou seja, 1.061.106 pedaços. Para sua resposta, considere que cada pedacinho deve ter 1x1x1 e você pode empilha-los para cortar.
E aí, conseguiu descobrir a resposta? O total é de 21 cortes. E para chegar a esse resultado, você precisa fazer o seguinte:
- Primeiro divida o queijo em 2, com 1 pedaço de 64 cm e 1 de 37 cm;
- Destes, corte 2 pedaços de 32 cm, 1 de 18 cm e 1 de 19 cm;
- Agora separe 4 pedaços de 16 cm, 3 de 9 cm e 1 de 10 cm;
- Em seguida, faça 8 pedaços de 8 cm, 3 de 4 cm e 5 de 4 cm;
- Na sequência serão 16 pedaços de 4 cm, 11 de 2 cm e 5 de 3 cm;
- Agora, faça 37 pedaços de 2 cm e 27 de 1 cm;
- Por fim, serão 101 pedaços de 1 cm x 102 cm x 103 cm. As outras dimensões também terão 64 como potência de 2. Elas também levarão 7 cortes cada, totalizando 21.
Ufa! Belo teste, não é mesmo? Agora é hora de fazer tanto o desafio da Ilha da Verdade quanto o do queijo para quem você conhece. Veja quem mandará melhor nesses exercícios de lógica.