A entrevista de emprego é uma oportunidade importante para que o candidato demonstre o seu potencial de forma positiva e orgânica.
Demonstre o seu potencial de forma objetiva durante a entrevista de emprego
É importante que o candidato se prepare para a situação de entrevista de emprego, evitando ficar aquém do seu potencial por conta da ansiedade e do nervosismo. Para direcionar a sua postura durante o processo seletivo, o candidato deve ter clareza sobre seus pontos fortes e direcioná-los, através de situações que exemplifiquem suas resoluções. Além disso, é importante contornar pontos fracos e adotar uma postura participativa.
Destaque suas habilidades de forma orgânica
O profissional de recrutamento e seleção está apto para lidar com a ansiedade do candidato durante a avaliação. Contudo, quando o candidato se deixa dominar por essa sensação, ele pode se prejudicar, já que não demonstra para a empresa pontos relevantes sobre suas habilidades e competências.
Não autossabote a sua carreira
Para evitar uma postura autossabotadora por parte do candidato, ele precisa se colocar positivamente durante o processo seletivo, evitando ficar aquém do seu potencial de forma objetiva.
Direcione suas experiências anteriores
Leve para a entrevista de emprego situações concretas que reforcem o seu potencial, considerando as suas experiências anteriores. Sendo assim, destaque a sua capacidade de lidar com pressão; alcance de metas; poder de persuasão em vendas; elaboração de treinamentos; gestão de equipes; acompanhamentos de processos; controles internos; condução de reuniões etc.
Apresente soluções orgânicas para seus pontos fracos
Ao falar sobre uma situação que requer melhoria, apresente a solução de forma contextualizada. Por exemplo, é possível destacar que possui dificuldades para falar em público, no entanto, deve ressaltar que pretende realizar um curso de teatro para expandir a sua capacidade oratória.
Adote uma postura positiva e participativa
O seu comportamento é um ponto de grande relevância dentro desse direcionamento. Por isso, é aconselhável que o candidato não cruze os braços; controle o tom da sua voz; evite gestos excessivos; mantenha contato visual com o profissional que estiver conduzindo o processo de recrutamento e seleção e seja assertivo nas suas respostas.
Um novo conceito para o direcionamento de sua carreira
Todos os apontamentos citados são adaptáveis ao seu perfil, objetividade e personalidade. No entanto, é relevante que o conceito da entrevista de emprego seja uma forma de se apresentar para evitar a autossabotagem profissional, ao se deixar dominar pela ansiedade e pelo nervosismo pela situação de avaliação.