Saber demitir um funcionário de uma maneira respeitosa pode fazer toda a diferença na hora de comunicar essa notícia que, de maneira geral, pode ser difícil de ser assimilada. Por isso, trouxemos algumas recomendações pertinentes que talvez possam lhe ajudar na hora de dar essa notícia àquele colaborador que, por diversos motivos, já não se encaixa mais na rotina da empresa. Vamos lá?
Como demitir um funcionário?
Existem boas práticas que podem ser consideradas na hora de demitir um funcionário. Essas práticas criam uma atmosfera mais respeitosa, que pode ajudar na hora de diminuir os impactos causados pela demissão. Portanto, vamos pensar em boas considerações em conjunto?
1. Certifique-se de que é o momento certo de demitir – caso o colaborador tenha cometido equívocos
É preciso demitir da forma correta, no momento certo. Isto é, evite demitir de surpresa, pois isso pode abalar o colaborador. Afinal, se você acreditava que ele não estava tendo um bom desempenho e desenvolvimento, mas nunca deu um feedback, será que a culpa é só do colaborador? Pense sobre isso.
Às vezes, os equívocos podem ser “consertados” com conversas francas e direcionamentos. Portanto, certifique-se de que você já conversou com o colaborador e apontou as mudanças necessárias e, caso ele não as tenha cumprido, aí sim é um bom momento de demitir um funcionário.
2. Não comente isso com outras pessoas antes de o colaborador saber
Jamais cometa o equívoco de comentar que vai demitir um funcionário sem que ele saiba. Isto é, nunca comente essa informação com outras pessoas antes de a demissão realmente acontecer. Afinal, essa postura pode ser completamente desrespeitosa.
3. Seja claro no momento de dar a notícia
Procure ser objetivo, claro e, ao mesmo tempo, empático na hora de dar a notícia. Evite ficar contando muitas histórias e atrasando a notícia. Você deve ser sincero, mas, ao mesmo tempo, cuidadoso com as palavras escolhidas.
Por exemplo, jamais diga que a pessoa é “ruim no que faz”, mas sim, considere comentar que, infelizmente, mesmo com os feedbacks, os resultados não foram de acordo com o que o colaborador se propôs fazer. Esse tratamento mais respeitoso pode ser imprescindível na hora de dar uma notícia tão dura.
4. Justifique de uma forma coesa e coerente
Seja bem claro na hora de justificar os motivos pelos quais você decidiu demitir um funcionário. Ele precisa saber o que aconteceu para, a partir disso, buscar o seu próprio desenvolvimento profissional.
Afinal, ser demitido sem entender o que realmente aconteceu pode ser algo muito doloroso e difícil de assimilar. Não seja esse líder que “mina” a saúde mental do ex-funcionário.
5. Explique os próximos passos do colaborador
Lembre-se de explicar os próximos passos depois de demitir um funcionário. Isto é, fale sobre os caminhos que ele deve seguir para dar entrada na papelada, comente sobre como funciona todo o processo, e assim por diante.
Considere ser empático e acolha o seu colaborador, tirando as dúvidas sobre o processo de demissão e visando auxiliá-lo nessa transição tão difícil e importante.
Assim, quem sabe, você possa estar auxiliando o indivíduo a buscar caminhos mais positivos para si mesmo.