Planejamento é tudo!
Quando pensamos em estratégias, pensamos em planejamentos. Todavia, estratégia não diz respeito somente ao plano que está traçado para o seu negócio.
Embora até possa empreender sem um planejamento estratégico, atuar dessa forma já é por si só, contraproducente. Atuar de forma estratégica para o empreendedor, assim como para qualquer empresa, é saber os rumos do negócio.
Posicionamento
A estratégia é uma posição que define para a empresa, e dentro de um planejamento é uma forma de atuar com prevenção de riscos e perdas.
Vamos exemplificar uma empresa do ramo de varejo, já que nesse negócio é possível aderir a estratégias diferentes de acordo com os setores, e outra que abrange a sua empresa inteira.
É como se fosse micro estratégias que corroboram a sua estratégia principal.
Equivale a quanto existe um objetivo a ser alcançado e ele está bem claro. Entretanto, para que ele seja alcançado, deve haver pequenas metas, que conforme alcançadas, concluirão o objetivo.
Base administrativa
Falamos sobre posicionamentos estratégicos fundamentos na Administração, e pode ser interessante analisar qual deles é mais viável para o seu negócio.
Por exemplo, as posições estratégicas baseadas nas forças de Porter : Liderança em custo, diferenciação e enfoque.
Empreender requer estratégia
Entretanto, independente da estratégia que escolher para a sua empresa, o foco maior de todas elas é o seu controle mediante a demanda atual, e o foco na visão de sua empresa.
Empreender é um desafio, e as estratégias são direcionamentos constantes, exatamente por isso são ferramentas.
Uma empresa não pode ser moldada conforme o que acontece dentro dela, isso é uma passividade que levará ao encerramento das atividades.
A estratégia faz com que haja direções para as coisas que fluam principalmente as que não estavam planejadas.
Pontos a considerar sobre melhor estratégia para o seu negócio
- Considere o ramo de atuação
- Por exemplo, se atua no varejo
- Como estão os produtos perecíveis?
- Possui um produto exclusivo?
- Desenvolveu um diferencial nos serviços?
O diferencial pode ser no relacionamento ao cliente, não somente no produto.
Por todas essas vertentes, ter uma estratégia é um dos caminhos para seu sucesso!