O prazo do Imposto de Renda 2023 já chegou ao fim, e com isso, os contribuintes estão de olho nas datas em que a restituição estará disponível. Sendo assim, a Receita Federal já disponibilizou os dois primeiros lotes da restituição.
Então, com a divulgação da data de pagamento do terceiro lote, muitos cidadãos querem saber como consultar para saber se terão dinheiro a receber. Pensando nisso, reunimos algumas das principais informações sobre esse tema para te passar.
Veja como consultar se terá valores para receber no terceiro lote do IR 2023. Então, acompanhe a leitura até o final e confira.
Declarar o Imposto de Renda é uma tarefa que todos os anos causa preocupação e dúvidas para muitos contribuintes. No entanto, após realizar a declaração surge uma questão muito comum: será que há restituição disponível?
Assim sendo, é necessário realizar uma consulta para saber os valores e a data em que a restituição estará disponível. Posto isso, para que você possa saber se tem dinheiro a receber, é necessário acessar o Portal e-CAC (Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte) da Receita Federal.
Ademais, você ainda precisará ter em mãos alguns documentos pessoais, tais como:
Além disso, também é necessário o número do recibo da declaração.
Ademais, ao acessar o Portal e-CAC, estarão disponíveis as informações sobre os valores e as datas da restituição do Imposto de Renda.
É importante lembrar que a Receita Federal faz a restituição de forma escalonada. Ou seja, pessoas que entregaram a declaração mais cedo têm maior chance de receber antes.
Além disso, os dois primeiros lotes da restituição já foram pagos para os contribuintes prioritários. Isso significa que para o terceiro lote, só ficarão os contribuintes que não fazem parte desta categoria.
Recentemente, a Receita Federal divulgou que o terceiro lote do Imposto de Renda 2023 estará disponível para consulta a partir do dia 24. Além disso, os contribuintes que tiverem valores para receber, poderão efetuar o saque no dia 31. Ambas as datas são do mês de julho.
Entretanto, caso não haja restituição disponível no momento da consulta, é importante verificar os novos depósitos programados. Para isso, a Receita Federal realiza pagamentos de restituição em lotes, sendo os próximos previstos para os dias 31 de agosto e 29 de setembro deste ano.
Se você consultar a restituição do Imposto de Renda não encontrar nenhum valor disponível, pode ser que não tenha direito a receber restituição naquele ano.
Isso acontece quando não há diferença a ser devolvida pela Receita Federal, seja por ter pago o imposto corretamente ou por ter valores a pagar.
Ademais, existem alguns casos em que a declaração cai na chamada malha fina do IR. Assim sendo, é necessário verificar no portal da Receita Federal se esse é o seu caso.
Se for, basta apenas que você corrija possíveis erros e reenvie a declaração para que possa receber a restituição no próximo lote.
Para quem deseja aumentar as chances de receber restituição no próximo ano, algumas dicas são bem úteis. O Fisco recomenda que os contribuintes organizem os documentos comprobatórios das despesas dedutíveis, como saúde, educação, bem como a previdência privada.
Além disso, é importante ficar atento ao prazo de entrega da declaração, para que não haja atrasos ou multas. Por fim, vale ressaltar que como a RF restitui seus contribuintes de acordo com a data da declaração, é importante que estes enviem o documento o quanto antes.
Assim, terão chances de serem restituídos mais cedo.
Finalmente, é importante lembrar que ao entrar no Portal e-CAC para consultar a restituição do Imposto de Renda. Portanto, é fundamental ter cuidado ao fornecer os dados pessoais.
Isso porque, existem muitos criminosos e golpistas que usam de má fé para obter esses dados e furtar os valores disponíveis.
Assim sendo, sempre certifique-se de que está acessando o site oficial da Receita Federal. Inclusive, evite compartilhar informações sensíveis em redes públicas ou não confiáveis.
Agora que você já sabe tudo sobre a restituição do imposto de renda 2023, é só seguir as orientações para acessar os valores a que se tem direito!