Para tomar decisões dentro do empreendedorismo é necessário considerar algumas questões importantes para que as decisões sejam assertivas.
Sendo assim, antes de decidir estrategicamente sobre a sua empresa considere três pilares importantes: Relacionamento com o cliente, ambiente do mercado e concorrência.
Decisões assertivas exigem análises bem elaboradas. Ao passo que o empreendedor conheça as tendências de mercado.
Dentro dessa análise o empreendedor precisa entender o que é ameaça ou oportunidade.
(Falamos sobre análise de ambientes, caso queira saber mais).
Assim sendo, o empreendedor precisa se adaptar ao fato de monitorar os ambientes para melhorar a sua assertividade.
A forma como a empresa se relaciona com o seu cliente serve de base para muitas decisões. Certamente o cliente precisa ser o foco das ações da empresa.
Por isso que conhecer o cliente, seus gostos, hábitos e comportamentos de consumo, faz parte das estratégias do negócio.
Assim sendo, essas informações corroboram seu planejamento.
Conhecer a concorrência faz parte das análises de ambiente. Contudo, há fatores intangíveis que dizem respeito aos concorrentes. Bem como:
Produtos inovadores;
Crises no setor;
Precificação adequada;
Customização dos produtos ou serviços.
Assim sendo, analisar a concorrência, bem como o mercado de atuação ajudam a melhorar seu relacionamento com o cliente.
Portanto, analisar esses três pilares são bases estratégicas para o empreendedor tomar decisões.