Depois de um adiamento, o governo federal afirma que a prova do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), mais conhecido como Enem dos concursos, deverá acontecer no próximo dia 18 de agosto, ou seja, dentro de pouco mais de duas semanas.
Mas isso é o que está planejado oficialmente neste momento. De acordo com informações de bastidores, membros do governo federal temem agora que seja preciso realizar um novo adiamento da data da realização do certame.
Vale lembrar que o Enem dos Concursos ocorreria originalmente no último dia 5 de maio. Mas a prova precisou ser adiada por causa do rastro de destruição deixado pelas chuvas no Rio Grande do Sul. Várias escolas que serviriam como locais de aplicação acabaram sendo prejudicadas.
Naquela ocasião, o governo federal optou por adiar a prova não apenas no Rio Grande do Sul, mas em todo o Brasil. Isso porque existia um temor de que o adiamento em apenas uma parte do país pudesse gerar uma inconsistência jurídica.
Novo adiamento?
Agora a preocupação é outra. De acordo com as informações oficiais, várias cidades da região norte estão sofrendo nesse momento com os impactos de uma forte seca. Vários trabalhadores estão sendo impactados por essa situação
“Estamos falando com as prefeituras que estão em regiões de seca lá do Amazonas, também do Acre, para a gente ter certeza de que essas localidades que estão também agora neste momento enfrentando a seca possam participar da prova, possam receber os participantes”, disse o coordenador-geral de Logística do Concurso Nacional Unificado (CNU), Alexandre Retamal.
De todo modo, o que se sabe nesse momento é que não há nenhum adiamento proclamado. Até segunda ordem, o governo trabalha com a ideia de que vai conseguir aplicar o Enem dos Concursos no próximo dia 18 de agosto para todos os municípios que já estavam programados.
“A expectativa agora é que a gente consiga aplicar. Nós estamos trabalhando muito para conseguir aplicar a prova em todo o Brasil”, completou Retamal, em entrevista ao portal Metrópoles.
O cronograma do Enem dos Concursos
Abaixo, estão as novas datas indicadas para o concurso
- 4 de julho: Publicação do Decreto e retificação do Edital.
- 5 a 7 de julho: Abertura do sistema para que candidatos do Rio Grande do Sul que fariam prova em outros estados ou candidatos de outros estados que fariam prova no RS possam solicitar a mudança do local de prova, além da opção para candidatos de todo o Brasil solicitarem o reembolso da taxa de inscrição.
- 7 de agosto: Disponibilização dos Cartões de Confirmação.
- 18 de agosto: Realização das provas.
- 18 de agosto: Divulgação dos cadernos de provas (PDFs disponíveis após às 20h).
- 20 de agosto: Publicação preliminar dos gabaritos das provas objetivas.
- 20 e 21 de agosto: Período para interposição de recursos sobre as questões formuladas e/ou os gabaritos divulgados.
- 10 de setembro: Disponibilização da imagem do Cartão-Resposta.
- 8 de outubro: Divulgação das notas finais das provas objetivas e da nota preliminar da parte discursiva.
- 21 de novembro: Publicação final dos resultados.
- Janeiro de 2025: Início das convocações para posse e cursos de formação. Para os cargos que incluem curso de formação, as chamadas devem iniciar em dezembro.
O cartão de confirmação do Enem dos Concursos
Ainda de acordo com informações do Ministério da Gestão, o cartão de confirmação do Enem dos Concursos estará disponível a partir do próximo dia 7 de agosto. É justamente nesse documento que o governo deverá detalhar dados como os locais de provas, por exemplo.
Se preferir, o candidato poderá acessar o documento através da área do candidato, o mesmo local em que o cidadão realizou a inscrição. Vale frisar que para entrar nesse sistema é preciso ter login com a sua conta gov.br.