Os cursos de especialização para Técnicos de Enfermagem são uma parceria da Universidade Federal da Paraíba com o Cofen. O principal objetivo do programa, que chama Pós Tec Enfermagem, é a capacitação desses profissionais. Logo, os interessados precisam possuir diploma de nível técnico
O Pós Tec Enfermagem possui cinco cursos diferentes de especialização, todos à distância. Dessa forma, o técnico pode escolher a sua área de interesse para aprofundar os seus conhecimentos.
Saiba detalhes sobre os cursos de especialização para Técnicos de Enfermagem no artigo abaixo!
Como funciona a especialização?
A especialização para Técnicos de Enfermagem funciona em formato EAD por meio da plataforma AVA, da UFPB. Assim, o interessado não precisa ir até a faculdade em momento algum, o que significa que não é preciso morar perto da universidade.
Os cursos possuem um total de 20 créditos, que equivalem a uma carga horária total de 300 horas. Contudo, essas horas não são todas teóricas, somente 255 horas são de teoria. Portanto, o curso prevê 75 horas de aulas práticas, que o profissional deve realizar no seu local de trabalho.
É importante ressaltar que a carga horária prática é obrigatória para a aquisição do certificado de especialização e é de responsabilidade do aluno. Além disso, o aluno possui o tempo mínimo de 4 meses para cumprir os 20 créditos e o tempo máximo de 8 meses.
Os cinco cursos de especialização disponíveis são:
- Cuidados ao Idoso na perspectiva da Saúde Coletiva;
- Cuidados ao Paciente Crítico Adulto;
- Cuidado Crítico ao Paciente Neonatal;
- Enfermagem em Centro Cirúrgico/Instrumentação Cirúrgica;
- Enfermagem em Urgência e Emergência/APH.
Cada um desses cursos de especialização para Técnicos de Enfermagem possui mil vagas abertas, totalizando 5 mil vagas no programa Pós Tec Enfermagem.
Quais os pré-requisitos
Os cursos de especialização para Técnicos de Enfermagem possuem pré-requisitos gerais e alguns específicos. Os gerais são possuir o certificado de Técnico de Enfermagem e um registro ativo e regular no Conselho Regional de Enfermagem. Além disso, o profissional precisa comprovar vínculo empregatício com locais de assistência de saúde.
Em relação aos requisitos específicos, eles existem para dois cursos de especialização: Cuidado Crítico ao Paciente Neonatal e Cuidados ao Paciente Crítico Adulto. Desse modo, o técnico que pretende cursar uma dessas duas especializações precisa comprovar a existência de setores de Neonatologia e Terapia Intensiva (UTI/CTI), respectivamente, nos seus locais de trabalho.
Como realizar a inscrição para a especialização para Técnicos de Enfermagem?
A inscrição para a especialização para Técnicos de Enfermagem ocorrerá, exclusivamente, na plataforma CofenPlay, disponível no site oficial do programa, entre os dias 7 e 14 de fevereiro. Não existe nenhuma taxa de inscrição, ou seja, o interessado pode se inscrever de forma totalmente gratuita. O único passo necessário, além de preencher o formulário, é enviar os documentos necessários.
O processo seletivo é, somente, a análise da documentação dos candidatos, com a classificação feita na ordem de inscrição. Por isso, quem tiver interesse em algum dos cursos, precisa realizar a inscrição bem no começo para garantir sua vaga no processo seletivo.