As redes sociais são muito importantes em todos os negócios. Elas fazem o crescimento não apenas de empresas, mas também dos autônomos, formalizados ou não. É por meio delas que a maioria das pessoas fica conhecendo marcas e produtos. E as pessoas ficam mais em seus celulares, na internet, que dando atenção ao mundo real.
Portanto, quem está nas mídias, é que existe para o consumidor. Mas não basta estar presente nelas e postar todos os dias, para conseguir clientes ou engajamento. É preciso saber construir estratégias e avaliar se elas estão sendo bem-sucedidas.
E, para isso, é preciso ter conhecimento em Análise de Dados das Redes Sociais. E é esse conhecimento que o curso da Fundação Getúlio Vargas pretende passar ao aluno. Assim, se você quer saber como avaliar o sucesso das suas mídias, continue acompanhando este artigo e saiba mais sobre o curso!
Quem pode cursar
A recomendação do curso, de acordo com o site da FGV, é para aqueles com ensino superior ou profissionais que gostariam de analisar redes sociais aplicada a ciência política. Entretanto, não há limitação de idade, nem de público, para se inscrever no curso. Por isso, qualquer um que quiser, poderá cursá-lo.
Conteúdo
O curso de Introdução à Análise de Dados das Redes Sociais possui três módulos, os quais se distribuem em 1 hora de aula. São eles “Redes sociais e sites de redes sociais”, “Acesso e processamento de dados públicos provenientes de sites de redes sociais” e “Análise e visualização de dados públicos provenientes de sites de redes sociais”.
Objetivo
O objetivo do curso é oferecer ao aluno conhecimento para que ele consiga executar procedimentos básicos de processamentos de dados, com foco nos sites de redes socais. Assim, ele visa que os alunos conheçam sobre softwares, ferramentas e parâmetros, para avaliar visualização de dados.
Certificado
Não há certificado para os cursos gratuitos da FGV. Entretanto, aqueles alunos que quiserem poderão obter um certificado de participação. Para isso, eles deverão fazer a prova final do curso e tirar, no mínimo, 70%. Além disso, a opção do certificado apenas aparece para aqueles que possuem login na plataforma.
Portanto, se você é uma das pessoas que quer o certificado, deve se inscrever e, em seguida, matricular-se no curso. Se não quiser, basta clicar em “Inscreva-se” e, no canto inferior esquerdo da tela que se abrir, clicar em “iniciar curso”, no espaço “Fazer curso sem declaração de término”.
Isso te levará diretamente ao conteúdo, sem precisar de login e senha.
Inscrições
As inscrições para o curso de Introdução à Análise de Dados das Redes Sociais podem ser feitas na plataforma da FGV, na página do curso. Basta clicar em “inscreva-se” e preencher os dados que a plataforma solicita (caso você queira o certificado). É recomendável ler os Termos e Condições Gerais de Uso, bem como a política de privacidade.
Informações
Para informações a respeito do funcionamento do curso e não relacionadas ao conteúdo, os alunos podem enviar e-mail para cursosfgvonlineoeg@fgv.br.