O cursinho popular pré-vestibular da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), MedEnsina, encerra nesta segunda-feira, dia 16 de janeiro, o período de inscrição para o Processo Seletivo 2023, que visa a seleção de alunos para a formação das turmas do pré-vestibular para esse ano.
As inscrições devem ser feitas de forma virtual, por meio do site do cursinho. Para efetivar a inscrição, os estudantes devem realizar o pagamento de uma taxa única no valor de R$ 30,00.
De acordo com o edital, podem realizar a inscrição na seleção do MedEnsina estudantes de escola pública ou bolsistas em escolas particulares que tenham concluído ou irão concluir em 2023 o Ensino Médio regular, EJA ou pelo Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos).
O edital estabelece ainda que o Processo Seletivo 2023 contará com duas etapas: aplicação de provas (20% da nota final) e entrevistas. Além disso, o cursinho faz uma análise socioeconômica, com peso de 80% na média final para classificação.
Segundo o cronograma, as provas de conhecimentos gerais do Ensino Médio serão aplicadas nos dias 21 e 22 de janeiro. Já a etapa de avaliação socioeconômica (questionário com informações de renda, escolaridade e patrimônio) será do dia 23 a 30 de janeiro.
Os candidatos classificados pelas duas etapas serão entrevistados para a definição do resultado final. As entrevistas então marcadas para acontecer entre 6 e 10 de fevereiro. Os candidatos convocados deverão realizar matrícula nos dias 13 e 14 de fevereiro.
Ao todo, o MedEnsina está ofertando 270 vagas no Processo Seletivo 2023 para ingresso de novos alunos. O cursinho distribui as vagas nas seguintes categorias:
De acordo com o edital, os candidatos aprovados dentro da reserva de vagas PPI deverão passar por uma etapa heteroidentificação. Acesse o edital na íntegra .
E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!
Leia também Unicamp encerra nesta segunda-feira (16) as inscrições para a seleção de Vagas Olímpicas 2023; saiba mais.