O currículo deve ser construído como um documento profissional, pois é uma maneira de apresentar ao mercado as suas competências e habilidades, posteriormente, durante uma entrevista de emprego.
Sendo assim, o currículo precisa se destacar, porém, esse destaque deve ocorrer de uma forma natural e positiva. Já que é possível destacar negativamente o currículo, ficando aquém do seu potencial. Para isso, é necessário que você se atente à construção do documento e à sua visualização.
O destaque negativo no currículo ocorre quando o candidato insere informações desnecessárias que geram uma certa poluição visual, bem como quando a fonte ou as letras estão muito maiores do que o padrão, o que acaba dificultando a leitura, dentre outros pontos, como uma foto muito atrativa e erros de português. Sendo assim, é necessário evitar todas essas falhas durante o processo de construção do seu currículo.
Visto que o destaque positivo ocorre quando o currículo atrai a atenção do selecionador por conta da organização, da facilidade de leitura e dos pontos principais de sua carreira. Por isso, sugerimos que você coloque as informações de forma sucinta e pontue fatos importantes de sua trajetória, para que possam ser melhor explorados durante uma entrevista de emprego.
Além disso, faça uso de palavras pertinentes a sua área de atuação, já que isso demonstra o seu foco. Não menos importante, o currículo deve ter destaque para o seu objetivo, que deve ser sucinto. Geralmente, o objetivo deve informar o cargo e a área de atuação. Por exemplo: analista de recrutamento e seleção; assistente comercial; gerente de projetos; auxiliar de escritório, dentre outros.
Durante a descrição da sua trajetória profissional e educacional é importante que você coloque as informações considerando a ordem cronológica inversa. Dessa forma, você estará priorizando as suas informações atualizadas, sendo um dos pontos de análise dos profissionais.
Além disso, caso você deseje inserir um resumo no seu currículo, ou uma carta de apresentação, lembre-se de criar uma coerência entre os dados inseridos e as competências descritas na sua experiência profissional, já que essa correlação é um ponto de avaliação importante. No entanto, essa relação pode existir de forma indireta.
É muito importante que as informações do currículo sejam coerentes para que ele seja destacado positivamente e para que você possa explicar os pontos principais durante um processo seletivo.