O currículo do candidato pode ser considerado dentro de um processo planejado e efetivo. Por isso, é necessário considerá-lo como uma ferramenta relevante no seu direcionamento profissional.
Ao elaborar um currículo de forma objetiva, o candidato direciona o seu perfil dentro da necessidade do mercado organicamente, elevando sua chance de alcançar seus objetivos profissionais.
Considere destacar seus dados pessoais de maneira sucinta, evitando excessos, como muitos telefones para contato, por exemplo. Além disso, é importante que não informe números de documentos ou outros dados excessivos.
O objetivo do candidato pode ser composto do seu cargo e hierarquia dentro da sua área de atuação. Por exemplo: auxiliar de vendas; analista de faturamento; assistente de qualidade; gerente comercial etc.
Para descrever suas experiências profissionais, faça pequenos apontamentos relevantes, considerando sua trajetória de crescimento nas empresas e resultados objetivos. É importante que informe os nomes das empresas nas quais atuou e o período de sua atuação.
A sua experiência acadêmica precisa da mesma clareza sobre as informações. Por isso, informe cursos concluídos e cursos em andamento e atualize o status de cursos trancados. Informe o nome da instituição de ensino e o período estudado, ou a previsão de término, se for o caso. Além disso, informe se estuda de maneira online ou presencial.
É muito importante que faça um resumo do seu currículo e considere relacionar suas atividades exercidas anteriormente e suas habilidades e competências, ainda que essa relação ocorra de maneira indireta, já que essa análise faz parte da coerência das informações.
Portanto, o currículo do candidato precisa ser objetivo e atual. Dessa forma, o destaque ocorre organicamente. Além disso, é importante destacar a necessidade de atualizar o seu currículo também no LinkedIn.
Visto que a ferramenta é amplamente utilizada no mercado e pode ser uma fonte de conexões importantes para o seu crescimento profissional. Sendo assim, considere os pontos citados para construir um perfil que demonstre o seu potencial para o mercado de trabalho e não deixe de atualizar plataformas online, como LinkedIn, Vagas, Catho, InfoJobs etc.
É importante que não deixe de direcionar o seu currículo para que alcance suas metas profissionais dentro da dinâmica do mercado de trabalho. Visto que o mercado busca objetividade e resiliência como características profissionais.