O currículo pode ser um diferencial profissional através da sua elaboração direcionada. Uma vez que a correta e assertiva construção do documento pode ser um diferencial para que alcance seus objetivos profissionais.
Sendo assim, é relevante para o candidato que o seu currículo seja elaborado de forma assertiva para que receba o convite para uma entrevista de emprego que vá de encontro ao seu interesse dentro dos seus objetivos profissionais, ainda que seja algo resolutivo apenas em longo prazo.
Os seus dados pessoais devem ser sucintos e atualizados, porém, evite colocar informações excessivas como dados filiação e número referente a documentos.
Além disso, é relevante que o seu endereço de e-mail não contenha palavras diminutivas ou pejorativas, já que esses são pontos relevantes na construção do documento.
Por sua vez, o seu objetivo deve ser claro e direto. Geralmente o objetivo no currículo se refere ao seu cargo dentro da sua área de atuação. Por exemplo: analista de recrutamento e seleção, assistente de departamento pessoal, gerente de projetos etc.
Certamente, a maneira como você informa a sua experiência profissional é de extrema relevância para que você tenha um currículo assertivo e direcionado.
Por isso, respeite a ordem cronológica inversa, sempre inserindo a sua experiência atual ou a última para as anteriores, considerando os fatores destacáveis da sua carreira.
Por conseguinte, a sua vida acadêmica também deve ser inserida em ordem cronológica inversa, ou seja, do último curso até os anteriores. É importante que informe o nome do curso e a data de término. No entanto, caso você seja um estudante, informe a modalidade de estudo e a previsão de término do curso em andamento.
Não há regras sobre inserir ou não um resumo no seu currículo, o que pode haver é uma avaliação sobre a viabilidade de resumir suas competências e habilidades no seu currículo. Sendo assim, o resumo do currículo é opcional, no entanto, pode ser um ponto relevante para o candidato.
No entanto, ao optar por resumir as informações do seu currículo, lembre-se de criar uma relação (ainda que seja indireta) entre os dados apresentados na descrição de sua experiência profissional e as informações do resumo.
Essa relação é importante para que receba o convite para a entrevista de emprego. Já que essa ligação será um ponto de atenção do selecionador. Dessa forma, o resumo pode ser um ponto de destaque.
Por fim, sugerimos que o candidato mantenha o documento atualizado nas plataformas digitais, como o LinkedIn, e adapte essas dicas para seus objetivos profissionais.