Entrevista de emprego: dicas relevantes para o sucesso do candidato

É importante que o candidato entenda a entrevista de emprego de forma objetiva. Confira dicas para o seu direcionamento!

É importante que o candidato entenda a entrevista de emprego de forma objetiva, direcionando o seu comportamento e realizando uma apresentação orgânica de seus pontos fortes.

Entrevista de emprego: dicas relevantes para o sucesso do candidato

Ao receber o convite para uma entrevista de emprego, o candidato deve ficar atento aos seus pontos positivos para direcioná-los, bem como ao seu comportamento. O comportamento do candidato transmite uma mensagem importante para o profissional de recrutamento e seleção, assim como a sua narrativa. Portanto, é fundamental para o candidato que não deixe de analisar o seu próprio currículo para explorar positivamente os pontos destacáveis.

Exemplifique suas qualidades

Por exemplo, é possível levar para a entrevista de emprego situações vivenciadas anteriormente que destaquem suas qualidades, destacando assim a sua facilidade para gerar equipes; alcançar metas; direcionar vendas; facilitar negociações; elaborar campanhas de marketing digital; realizar projetos etc.

Além disso, o candidato pode se colocar de forma resolutiva, apresentando uma situação que requer melhoria. Por exemplo, é possível destacar que possui dificuldades para lidar com o público, considerando a sua timidez, ao passo que deseja realizar um curso de teatro.

Adote uma postura objetiva

O comportamento do candidato deve ser oriundo de um direcionamento orgânico. Portanto, é viável que tenha cuidado com gestos excessivos e controle o tom da sua voz. Sendo assim, não cruze braços e pernas; evite deixar bolsas no seu colo; mantenha contato visual com o  profissional que conduz o processo e evite atrasos.

Tire suas dúvidas durante o processo seletivo

É viável que o candidato utilize o espaço cedido durante o processo de recrutamento e seleção para realizar perguntas. Visto que as empresas oferecem ao candidato uma abertura para questionamentos. Sendo assim, pergunte sobre a vaga, planejamento de carreira, possibilidade de home office, benefícios, entre outros pontos que sejam relevantes para o seu objetivo profissional.

Analise os valores envolvidos e não fique aquém de suas capacidades

Além de demonstrar o interesse orgânico pela posição oferecida pela empresa, o candidato também poderá analisar a viabilidade da contratação, já que essa análise deve ser feita por todos os envolvidos no processo.

Conhecer o site da empresa e sua cultura também pode ser viável para essa análise sobre os valores envolvidos. Dessa forma, o candidato estará preparado para responder efetivamente aos questionamentos, bem como para direcionar a sua trajetória em longo prazo, considerando que a contratação seja oriunda de uma troca genuína e resolutiva entre as partes.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.