A construção do seu currículo pode ser primordial para que você seja convidado para uma entrevista de emprego que seja correlata aos seus objetivos profissionais.
Por isso, é muito importante que as informações distribuídas no currículo estejam claras e direcionadas. Sendo assim, cabe ao profissional apresentar os pontos principais de sua carreira, considerando alguns aspectos.
Por exemplo, o currículo não pode conter uma narrativa integral, apenas alguns apontamentos devem ser inseridos no documento. Da mesma forma, a visualização do documento precisa estar organizada.
Além disso, também é necessário que o profissional evite o destaque negativo do documento. Por exemplo, evite destacar o currículo por meio de letras muito grandes ou de fontes muito diferenciadas. Dentro do currículo, menos é mais. Já que a elaboração deve atrair o profissional de recrutamento e seleção por conta da organização e da objetividade na construção do documento.
Sendo assim, é importante que você destaque os seus dados pessoais através de informações atualizadas e não excessivas, bem como, a construção da descrição da sua trajetória profissional e educacional deve ser elaborada através do direcionamento das atividades e de resultados obtidos por você em seus empregos anteriores.
O objetivo precisa ser direto. Geralmente, é aconselhável que você insira o cargo e área de atuação. Além disso, caso você esteja disponível ao mercado de trabalho para atuar em mais de uma área ou em mais de um nível hierárquico, é importante que você tenha mais de um modelo de currículo pronto.
Pois o seu currículo precisa estar direcionado para a vaga na qual você está se candidatando. Sendo assim, você pode informar o objetivo no seu currículo de forma direta. Por exemplo: gerente de Recursos Humanos; analista de marketing digital; assistente de vendas no e-commerce; auxiliar administrativo etc.
Além disso, a ordem cronológica inversa dos fatos é bastante importante, visto que é uma forma de você priorizar os últimos acontecimentos.
Certamente um currículo bem elaborado pode se destacar dentre tantos. Visto que o selecionador possui pouco tempo para essa primeira análise. Sendo assim, a objetividade e o direcionamento são os diferenciais competitivos no mercado de trabalho.