O seu currículo é um documento profissional e deve ser construído de uma forma objetiva e direcionada para que se torne atrativo no mercado de trabalho.
A atração do currículo é um ponto primordial para que o candidato receba o convite para uma entrevista de emprego que seja de seu real interesse. Por isso, é necessário prezar pela objetividade quando de sua elaboração.
Insira seus dados pessoais de forma sucinta, evitando informações excessivas. Sendo assim, não insira números referentes a documentos pessoais ou dados de filiação, por exemplo.
O seu objetivo deve ser direto. Por isso, é importante que você informe o seu cargo e nível hierárquico atual, caso você tenha clareza sobre essa definição. Por exemplo: gerente de equipe de loja; assistente de atendimento ao cliente; analista de marketing digital; auxiliar de estoque etc.
Você deve explorar positivamente a sua experiência profissional. Por isso, faça pequenos apontamentos relevantes quanto às atividades exercidas em cada empresa pela qual você passou, bem como, lembre-se de informar o período trabalhado.
A informação sobre a sua escolaridade deve seguir a mesma objetividade dos demais campos do currículo. Sendo assim, informe cursos concluídos em cursos em andamento. Lembre-se de informar o nome das instituições e o período estudado, bem como, caso você estude, fale a previsão de término do seu curso e a modalidade de ensino.
Respeitar a ordem cronológica inversa das informações é primordial para que o currículo se torne atrativo. Visto que, dessa forma, você irá priorizar pela informação mais atualizada.
Atualizar o seu perfil no Linkedin também é aconselhável. Já que a ferramenta é amplamente utilizada no mercado atual para o recrutamento e seleção de diversas empresas.
Caso queira resumir o seu currículo, é viável que crie algum tipo de relação entre a sua experiência profissional, no que tange a descrição de suas atividades, e as suas habilidades sociocomportamentais descritas no resumo.
Uma vez que essa relação é avaliada para que o recrutador possa convidá-lo para uma entrevista de emprego. Entretanto, é importante ressaltar que essa relação pode ocorrer de forma indireta.
Faça adaptações dos pontos citados e destaque a sua trajetória profissional de forma objetiva no mercado atual, evitando ficar aquém do seu potencial profissional.