O seu currículo é um documento profissional que deve ser direcionado desde a sua elaboração para que você eleve sua visibilidade de maneira positiva no mercado de trabalho atual.
As empresas precisam de profissionais resilientes que possam lidar com diversos fatores de modo simultâneo. Por isso, a instabilidade que impacta o mercado pode direcionar o diferencial competitivo do candidato que busca uma recolocação profissional.
É importante que a elaboração do seu currículo considere esse fator para que o seu documento profissional se destaque pela assertividade e pela objetividade quando de sua elaboração.
Destaque seus dados pessoais de maneira objetiva, considerando que o profissional de recrutamento e seleção possui poucos minutos para uma avaliação inicial. Sendo assim, informe dados essenciais para o contato e evite informações desnecessárias, como números de documentos pessoais, por exemplo.
O seu objetivo pode considerar cargo e o nível hierárquico dentro da sua área de atuação. Por exemplo: gerente de equipe de vendas; analista de atendimento ao cliente; assistente de marketing digital; auxiliar de logística etc.
A sua descrição profissional no que tange a experiência é muito importante. Sendo assim, priorize os dados mais atualizados, ou seja, destaque as informações em ordem cronológica inversa, informando o nome das empresas pelas quais você passou e o respectivo período trabalhado.
De forma sucinta, fale sobre as atividades exercidas. Lembre-se de que o seu currículo é um documento que será explorado futuramente durante uma entrevista de emprego. Por isso, não é viável que insira uma narrativa completa durante essa elaboração. Visto que um currículo muito extenso pode ser descartado, sem que seja analisado de forma integral.
Você deve seguir a mesma lógica de prioridades das informações na descrição de sua carreira acadêmica. Sendo assim, informe cursos concluídos e cursos em andamento, seguindo a ordem cronológica inversa. Além disso, caso você estude, é relevante que destaque a previsão de término do curso atual e informe se você estuda de maneira online ou presencial.
Não menos importante, é aconselhável que o profissional crie um perfil no Linkedin, ou caso já possua um perfil na ferramenta, atualize-o de forma constante. Visto que o Linkedin é uma ferramenta de ampla utilização para o recrutamento e seleção de diversas empresas, sendo uma maneira de direcionar os envios do seu perfil profissional, elevando as chances de sucesso, considerando seus objetivos profissionais em longo prazo.