A elaboração do currículo é de extrema importância para o direcionamento profissional do candidato. Por isso, o currículo precisa ser objetivo para que se destaque na fase de triagem das empresas.
Currículo: destaque orgânico para a sua carreira profissional
Analise quais são os seus objetivos profissionais e quais são os pontos destacáveis de seus empregos anteriores, considerando os seus resultados de forma direta e indireta.
Organização
A imagem visual do currículo é um fator de extrema relevância. Por isso, é importante que o seu currículo seja organizado para que seja atrativo dentro do processo de recrutamento e seleção.
Dados pessoais
Para o preenchimento de seus dados pessoais, você deve informar o seu nome, endereço, telefone, e-mail etc. Entretanto, você deve ter cuidado para não inserir muitos números de contatos, bem como, se atente para não informar um endereço de e-mail que contenha palavras pejorativas.
Objetivo
O seu objetivo pode ser informado de maneira concreta, ou seja, você pode informar o seu cargo dentro da sua área de atuação, considerando a hierarquia atual. Por exemplo: gerente de processos; analista de projetos; auxiliar de logística; assistente de marketing digital etc.
Trajetória profissional
Destaque de maneira sucinta as suas principais atividades em seus empregos anteriores. Informe o nome da empresa pela qual você passou, o período trabalhado e o cargo. Faça um resumo de suas atribuições e destaque termos utilizados dentro da sua área de atuação. Lembre-se de que o currículo é um documento que será explorado posteriormente durante uma entrevista de emprego.
Formação acadêmica
A sua formação acadêmica deve ser clara e precisa. Assim sendo, informe o nome da instituição na qual você se formou, bem como, informe o mês e o ano da conclusão. Caso você estude, dê preferência para as informações sobre a previsão de término do seu curso em andamento e a modalidade de estudo, ou seja, se você estuda de maneira presencial ou online.
Revisão
Revise o seu currículo antes de direcionar os envios. Pois, além de questões relacionadas à ortografia, você deve analisar a visualização do seu currículo e a extensão, já que não é viável que ultrapasse o volume de duas páginas.
Não menos importante, utilize ferramentas digitais, como o LinkedIn. Visto que o mercado de recrutamento e seleção utiliza diversos canais online, de maneira que o LinkedIn é um dos mais utilizados no momento atual. Dessa forma, você poderá direcionar os envios do seu currículo e elevar suas chances de sucesso profissional.