A construção do seu currículo pode ser um diferencial competitivo profissional no mercado de trabalho atual, considerando toda a inconstância e volatilidade do mercado que impacta diretamente na maneira como as empresas realizam o processo de recrutamento e seleção.
O destaque do currículo na atualidade se dá pela sua objetividade e coerência nas informações, bem como pela organização na visualização do documento.
Por isso, é importante que o seu currículo seja assertivo, direcionado e objetivo, de modo que você destaque pontos importantes dentro da sua área de atuação, sem que fique aquém do seu potencial profissional. Dessa forma, o candidato eleva as chances de ser convidado para uma entrevista de emprego que tenha relação com o seu real objetivo profissional.
Os seus dados pessoais precisam de destaque objetivo. Por isso, não coloque números excessivos para contatos telefônicos ou numeração de documento pessoal, por exemplo.
O seu objetivo deve ser claro e sucinto. Por isso, é importante que você coloque o seu cargo dentro da sua área de atuação, considerando sua hierarquia atual. Por exemplo: analista de processos; assistente de contratos; gerente de marketing digital; auxiliar de logística etc.
A sua escolaridade deve ser informada considerando cursos concluídos. Além disso, caso você estude, deve informar a previsão de término do seu curso em andamento, bem como, é importante informar se estuda de maneira presencial ou EAD.
A sua trajetória profissional é um ponto muito importante na construção do seu currículo. Por isso, informe a sua experiência profissional em ordem cronológica inversa, destacando as informações mais atualizadas.
Além disso, é relevante que faça apontamentos importantes dentro da sua área de atuação sobre suas principais atividades exercidas em seus empregos anteriores. Dessa forma, você poderá explorar pessoalmente os pontos relevantes de sua carreira durante a entrevista de emprego.
Não menos importante, na era digital, é relevante que o candidato atualize o seu Linkedin, considerando que a plataforma é uma ferramenta de recrutamento e seleção para várias empresas, em diferentes níveis hierárquicos.
Por isso, atualize o seu Linkedin e direcione o seu currículo para empresas que sejam de seu real interesse. Certamente esses pontos são adaptáveis, porém, são relevantes para que você possa direcionar o seu perfil profissional no mercado atual.