É importante que o candidato construa o seu currículo como um documento, considerando a sua visibilidade e importância no mercado de trabalho atual.
Por isso, é viável que, na condição de candidato, você se atente a alguns pontos para que o seu currículo seja direcionado assertivamente. Primeiramente, o candidato deve ter clareza sobre o seu objetivo profissional. Por isso, sugerimos que coloque o seu objetivo de forma direta.
Além disso, caso você seja uma dessas pessoas que possuem mais de um objetivo, tenha mais de um modelo de currículo. Visto que há profissionais que atuam em mais de uma área de atuação, ou ainda, aceitam vagas de diferentes níveis hierárquicos. Dessa forma, é viável que direcione o seu currículo de acordo com cada posição, de forma que o seu currículo não seja descartado por causa da ausência de objetividade na sua construção.
O destaque dos seus dados pessoais deve ocorrer por conta da atualização e objetividade. Sendo assim, evite informar números de documentos pessoais, por exemplo.
Já o seu objetivo se refere ao que você busca no mercado, por isso, deve ser informado de forma direta. Por isso, você pode colocar o seu cargo dentro da sua área de atuação, considerando o seu nível hierárquico. Por exemplo: gerente de franchising; analista de conta a pagar; assistente de vendas de e-commerce; auxiliar de estoque e logística etc.
A descrição de sua trajetória profissional requer objetividade e amplitude. Por isso, sugerimos que você destaque os pontos positivos de sua trajetória. Visto que são pontos que serão explorados pessoalmente durante uma entrevista de emprego. Além disso, faça uso da estratégia de respeitar a ordem cronológica inversa dos fatos, considerando sempre os dados mais atualizados.
No campo referente à sua escolaridade informe cursos dos quais você possui certificados. Caso seja um estudante, é pertinente que você informe o curso em andamento, a previsão de término do curso e a modalidade de ensino. Da mesma maneira, você deve inserir os fatos respeitando a ordem cronológica inversa.
Certamente, todas essas dicas são adaptáveis de acordo com seu perfil, objetividade e de acordo com a cultura da empresa na qual você pretende trabalhar. Entretanto, essas são dicas relevantes para que você tenha como ponto de partida para que possa criar um currículo objetivo e dinâmico.