Sociedades secretas: Conheça mais sobre a Carbonária

Sociedade secreta e com grande atuação política, pautados pela visão política oriunda da Revolução Francesa, os Carbonários são oriundos da Itália da cidade Nápoles no início do século XIX. 

Presente na história ocidental, as sociedades secretas participaram de grandes acontecimentos da história do mundo. 

Como no caso da ordens de cavalaria, e das corporações de ofício, instituições que corroboraram no surgimento das lojas maçônicas. 

Ao longo do tempo, as sociedades secretas transformam-se grupos formados por nobres, burgueses, intelectuais, entre outros. 

Desse modo, umas dessas sociedades consistia na Carbonária. Através dela, diversos participantes participaram do processo de Unificação da Itália. 

Os carbonários, juntavam rituais religiosos relacionados ao catolicismo, através de programas políticos e atividades culturais. 

Sendo assim, os integrantes dos carbonários eram formados por poetas, guerrilheiros, políticos, entre outros. As reuniões eram feitas em segredo e aconteciam em cabanas de carvoeiros, daí a origem do nome carbonário, pois é oriundo de carbono e carvão. 

Ademais, as sociedades secretas podem aparecer em provas de vestibulares de todo país, assim como no ENEM. Por isso, vale a pena entender mais sobre o assunto e conhecer sobre os carbonários irá te ajudar na preparação para essas avaliações, veja!

Os Carbonários – Formação

Os carbonários ou “A Carbonária” surgiu na cidade de Nápoles em 1810 na Itália no contexto das guerras napoleônicas. 

Politicamente falando os carbonários eram opositores radicais contra a estrutura do Estado absolutista. Principalmente sob a ótica que o império austriáco exercia, quando era soberano em diversos reinos e principados italianos. 

A saber, a carbonária foi influenciada por conceitos políticos baseados nos ideais da Revolução Francesa e do nacionalismo inspirado por Napoleão Bonaparte.

Vale dizer que embora a sociedade secreta dos carbonários fosse antiabsolutistas, seus líderes evitaram a ascensão do radicalismo revolucionário. Isso por conta do terror jacobino na Revolução Francesa, pois eles ficaram receosos de que a ordem institucional fosse perdida. 

As façanhas dos carbonários ultrapassaram o século XIX. Presentes na revolta napolitana, chefiadas por líderes como Michelle Morelli e Giuseppe Silvati, presentes na revolta da Lombardia, liderada pela Federazione Italiana e por integrantes do jornal carbonário Il Conciliatore. 

Por fim, podemos citar os líderes da Unificação Italiana como Giuseppe Garibaldi e Giuseppe Mazzini.

Não deixe de ler também – Povo cigano: Entenda a origem, cultura e história de perseguição

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.