Mulheres que ganharam o Nobel de Literatura

Apesar de já contar com 114 edições, o prêmio Nobel de Literatura tem poucas escritoras mulheres entre a lista de vencedores. Assim, são apenas 15 as mulheres que receberam a horaria. Além disso, a maioria delas se concentra nos últimos 30 anos, o que evidencia a desigualdade de gênero e a lentidão de mudança desse cenário.

Pensando nisso, trazemos para você a lista de escritoras que receberam a horaria em reconhecimento de suas obras e ainda os seus livros de maior destaque. Confira!

Lista de ganhadoras do Nobel de Literatura

Selma Lagerlöf 

A primeira mulher a receber o Prêmio Nobel de Literatura foi Selma Lagerlöf. Em 1909, a professora e escritora sueca recebeu o prêmio em reconhecimento por sua obra. Além disso, Selma foi também a primeira mulher na Academia Sueca de Letras.

Grazia Deledda 

Muitos anos depois, em 1926, a segunda mulher premiada foi Gazia Deledda. Entre os livros mais famosos da italiana figuram “Caniços ao Vento” (1913), “Marianna Sirca” (1915) e “Cosica” (1937).

Sigrid Undset 

A dinamarquesa Sigrid Undset recebeu o Nobel em 1928. Sua obra mais famosa foi “Kristin Lavransdatter”, uma trilogia medieval que se passa na Escandinávia.

Pearl S. Buck 

Em 1938, a escolhida foi Pearl S. Buck foi a escritora. Autora de mais de 110 livros, Pearl venceu diversos prêmios por suas obras, entre elas, as mais famosas são “Vento Leste, Vento Oeste” (1930) e “A Boa Terra” (1931).

Gabriela Mistral 

A escritora chilena Lucila de María del Perpetuo Socorro, cujo pseudônimo era Gabriela Mistral, morava no Brasil quando recebeu o prêmio Nobel em 1945. “Desolacion” (1922) e “Tala” (1938) estão entre seus livros de maior destaque.

Nelly Sachs

Escritora alemã de origem judia, Nelly Sachs escreveu importantes obras do ponto de vista judeu. Nesse sentido, as obras refletem os anseios e dores de seu povo. A autora venceu o prêmio em 1966.

Nadine Gordimer 

Escritora sul-africana e vencedora do prêmio em 1991, Nadine Gordimer foi uma das principais vozes contra o apartheid. Nesse sentido, suas obras traziam a preocupação com a segregação racial como um dos temas centrais.

Toni Morrison 

Vencedora em 1993, Morrison foi uma grande nome da literatura de escritores negros dos EUA. De acordo com a academia do Nobel de Literatura, os livros de Morrison são caracterizados por “força visionária e lastro poético”.

Wislawa Szymborska 

Wislawa Szymborska foi uma poeta, crítica literária e tradutora polonesa. Recebeu o prêmio em 1996, no entanto, à época não era tão conhecida. Apensas após receber o prêmio teve reconhecimento em nível mundial.

Elfriede Jelinek 

De acordo com a academia, Elfiede ganhou o prêmio em 2004  “pelo seu fluxo musical de vozes e contra-vozes que, com extraordinário zelo linguístico, revelam os absurdos da sociedade”. Entre suas principais obras figuram  “A Pianista” (1985), “As Amantes” (1975) e “Lust” (1989).

Doris Lessing 

Em 2007 foi a vez de Doris Lessing receber o Nobel de Literatura. A autora tinha, então, 84 anos, de modo que se tornou a pessoa mais idosa a ganhar a honraria. Foi com a obra  “O Carnê Dourado” (1962) que Doris se tornou conhecida internacionalmente.

Herta Müller 

Dois anos depois, em 2009, quem recebe o prêmio é Herta Müller. Algumas das principais obras da escritora romena são “Tenho Levo Comigo” (2009) e “A Terra das Ameixas Verdes” (1994).

Alice Munro 

A canadense Alice Munro recebeu a horaria em 2013. Os seus livros de destaque são “Vidas de Raparigas e Mulheres” (1971), “O Amor de Uma Boa Mulher” (1998) e “Felicidade Demais” (2009).

Svetlana Alexijevich

Há cinco anos, em 2015, quem vencia o prêmio era a jornalista Svetlana Alexijevich. Suas obras são aclamadas em diversos países, sendo “A Guerra Não tem Rosto de Mulher” (1986) e “Vozes de Chernobyl” (1997) as mais conhecidas.

Olga Tokarczuk

Por fim, apresentamos a última escritora mulher a receber o prêmio. Formada em psicologia, Olga Tokarczuk é uma romancista polonesa de renome e venceu o Prêmio Nobel de Literatura em 2018.  “Flights” (2007) e “Sobre os Ossos dos Mortos” (2009) estão entre suas obras mais conhecidas.

Gostou do texto? Então deixe o seu comentário!
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.