Existem cuidados importantes com a pele no inverno que devem ser colocados em prática por pessoas da terceira idade, tendo em vista que, nesta faixa etária, a pele tende a ser um pouco mais sensível. Por isso, neste texto nós reunimos algumas dicas que podem ajudá-lo a praticar o autocuidado de forma efetiva e relativamente simples. Saiba mais!
Atenção, idoso: Veja cuidados importantes com a pele no inverno!
No inverno, o clima fica muito mais seco e gelado, o que pode causar efeitos na saúde cutânea. Por isso, investir em bons cuidados com a pele, especialmente na terceira idade, é muito importante para evitar o ressecamento e a descamação, por exemplo. Veja algumas dicas:
1. Beber bastante líquido
A pele precisa de bastante líquido para se manter hidratada de dentro para fora. Por isso, consumir água ao longo do dia, de acordo com as necessidades do seu corpo, é muito importante para evitar que o clima seco resseque ainda mais a pele.
2. Aplicar hidratantes de qualidade
Usar bons produtos para hidratar a pele também é fundamental. Lembre-se de escolher opções que sejam adequadas para o seu tipo de pele e, se possível, converse com um dermatologista para, assim, encontrar a melhor opção possível para você.
3. Proteger a pele com tecidos
Se precisar sair de casa em um momento de muito vento e frio, considere proteger a pele com tecidos de algodão, como máscara, cachecol para região do pescoço, touca para cobrir as orelhas, etc. Isso pode ajudar que o vento não entre em contato direto com a pele, reduzindo o ressecamento.
4. Usar protetor solar diariamente
Apesar de muitas pessoas ainda acreditarem na ideia de que só devemos aplicar protetor solar no verão, a verdade é que este é mais um dos cuidados importantes com a pele no inverno, especialmente na terceira idade. Portanto, não negligencie essa aplicação, pois ela é importante para evitar o ressecamento, envelhecimento e adoecimento da sua pele.
5. Evitar banhos quentes e prolongados
Os banhos quentes e prolongados são um vilão para a pele em qualquer época do ano. No inverno, pode ser ainda pior. Por conta disso, prefira deixar a água mais morninha e evite ficar muito tempo no banho, pois isso pode irritar o tecido cutâneo e ressecar ainda mais.
6. Evitar o uso de sabonetes que podem irritar a pele
Alguns tipos de produtos de higiene podem acabar irritando a pele por conta do excesso de componentes químicos presentes na fórmula. Sendo assim, comece a avaliar bem os produtos que você tem usado: se perceber que a pele está muito ressecada, opte por alternativas mais suaves, sem perfume forte e sem tantos aditivos químicos.
7. Não exagerar na esfoliação
Um dos cuidados importantes com a pele no inverno é manter a pele sempre limpinha e hidratada. No entanto, fazer esfoliação demasiadamente pode deixar a pele ainda mais sensível e propensa a problemas. Sendo assim, não exagere na quantidade de esfoliação e use apenas produtos preparados para esse fim, evitando receitas com alimentos, por exemplo.
Assim você poderá manter a pele mais saudável durante o inverno!