Montar um bom cronograma de estudos para o Ano Novo pode ajudá-lo a conquistar aquela vaga no concurso público que você tanto almeja. Afinal, não dá para esperar bons resultados sem que seja feito um planejamento consistente, concorda?
Por conta desses fatos, fizemos este conteúdo com uma série de dicas e sugestões que podem ajudá-lo a impulsionar a sua aprendizagem no ano de 2023. Esperamos que você conquiste tudo o que almeja e que os seus estudos abram muitas portas para você. Vamos adiante!
Dicas para montar o seu cronograma de estudos para o Ano Novo
O cronograma de estudos para o Ano Novo deve ser estruturado, mas, ao mesmo tempo, flexível. Isto é, precisamos contar com uma margem de erro, pois é impossível fazer um planejamento milimétrico para cada dia do ano e não contar com a possibilidade de haver um contratempo, por exemplo.
Sendo assim, considere as nossas dicas abaixo como um direcionamento, e não como algo imutável. Além do mais, contar com possíveis contratempos é minimizar as chances de se frustrar quando algo não se enquadra no que você realmente espera atingir, ok?
Veja nossas dicas:
1. Liste o que você precisará estudar nos próximos dois semestres
Se você já tem acesso ao edital do concurso que você deseja fazer, possivelmente já sabe quais são os conteúdos base para a prova, correto? Sendo assim, liste tudo o que você precisa estudar nos próximos dois semestres (ou menos que isso) para montar o seu cronograma de estudos para o Ano Novo.
Ter uma visão clara das demandas pode ajudá-lo a minimizar a ansiedade em alguns casos, além de contribuir para a construção de uma verdadeira “trilha de aprendizagem”.
2. Reserve um tempo na agenda para estudar todos os dias – ou sempre que possível
Com a lista de atividades pendentes em mãos, é hora de reservar um espaço na sua agenda para estudar sempre que possível. Considere que esse será um compromisso inegociável do seu dia. Claro que há ressalvas, como contratempos, mas considere esse bloco de tempo como uma prioridade. Desse modo, ficará mais fácil dividir as demandas.
3. Divida as demandas de acordo com o tempo disponível na agenda
Agora que você já sabe o tempo que terá para se dedicar aos estudos, divida as demandas de acordo com ele. Você pode, por exemplo, estudar o livro X toda segunda e quarta, bem como pode reservar a terça e a quinta para fazer simulados e treinar a sua redação – desde que o tempo dedicado a essas atividades, no fim, seja capaz de suprir o que você precisa aprender até o dia do concurso.
Tudo isso pode ir sendo anotado no seu cronograma de estudos para o Ano Novo, formando uma espécie de sequência lógica.
4. Considere separar os estudos em blocos de matérias/assuntos
Se for mais fácil para você, é possível dividir o estudo em blocos. Por exemplo, em janeiro você pode se dedicar à matéria X, e em fevereiro à Y. Assim, torna-se mais fácil manter a concentração em um único tema.
Apenas recomendamos que no último mês antes da prova oficial você faça uma espécie de recapitulação de tudo o que foi visto em cada matéria. E para que essa recapitulação seja ainda melhor, considere sempre fazer um resumo de cada disciplina, no fim de cada bloco, arquivando-o para o estudo geral do fim de ano.
Gostou das dicas? Boa sorte na sua prova!