Você provavelmente já deve ter ouvido falar sobre CRM no empreendedorismo, mas você sabe para o que serve, e como implantar ele na sua empresa e na sua rotina?
O CRM trata-se de um sistema de Gestão do Relacionamento com o cliente, ele integra, automatiza e organiza as tarefas que envolvem os clientes, e outros setores da empresa.
Ele proporciona uma integração importante entre a área de vendas, marketing e cliente.
Mas por que é importante?
A área de marketing precisa desse acesso ao cadastro de clientes e as vendas, pois eles podem através disso criar propagandas específicas para um nicho de cliente, por exemplo.
Mas vamos falar um pouco mais sobre o que é e como ele pode ajudar na sua empresa.
O que é o CRM?
Quando falamos de CRM no empreendedorismo, muitos desconhecem do que se trata, ou ainda não utilizam por falta de mais informações.
Como mencionamos, ele é um sistema de gestão voltado aos clientes, e as empresas, sejam elas pequenas, médias ou grandes, que colocam os clientes como centro de seus negócios e investem recursos e tempo neles só tem a crescer.
Investindo nos clientes a empresa constrói um diferencial para se manter competitiva no mercado.
Hoje em dia existem muitas opções de CRM que variam em custo e manutenção. E inclusive podem ser customizados, a empresa pode solicitar específicos, que serão desenvolvidos exclusivamente para a empresa.
Infelizmente, o número de empresas que utilizam o CRM é pequeno, pois ainda não vêem ele como investimento, mas sim como um custo, achando desnecessário a compra do mesmo.
Benefícios do CRM
- Melhora a gestão do tempo
- Um atendimento mais eficiente
- Um cadastro confiável dos clientes
- Acesso aos relatórios
- Fácil acompanhamento do desempenho das equipes
- Campanhas de marketing mais efetivas
- Facilidade em centralizar as informações
Esses são alguns exemplos dos benefícios do CRM no empreendedorismo.
As vantagens de usar o CRM no empreendedorismo
O CRM oferece vantagens para que a relação entre empreendedor e cliente aumente.
Alguns benefícios que ele trás para a empresa é:
- Integração entre e-mail e softwares
- Gestão do funil de vendas
- Registro de atendimento e atividades
- Relatórios
- Automatização de processos
CRM e o cliente
Através do CRM é possível armazenar todos os dados dos clientes como nome, endereço, o que costumam comprar, qual a periodicidade das compras, data de aniversário, estado civil etc.
Esses dados podem ser conseguidos através do cadastro do cliente, do cpf ou até mesmo através de promoções onde os clientes preenchem seus dados.
Portanto, além de ajudar a equipe de vendas a captar melhor novos clientes, além de indicar quais produtos mais procurados e vendidos, e realizar campanhas de marketing que tenha mais efeitos nos clientes.
A ligação entre o CRM de vendas e o de marketing, é que devido a tantas mudanças no comportamento do cliente, é importante que o marketing esteja sempre atento, até mesmo para implantação de promoções adequadas a cada cliente.
Além de que o marketing consegue identificar leads e clientes de forma bem mais adequada, e repassar ao setor de vendas.