A circulação dos veículos, bem como sua posse exigem que um documento tenha porte obrigatório no Brasil: o CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo). Antes, o documento tinha emissão no formato físico. Contudo, desde o ano de 2020, a versão digital se tornou a preferida.
Assim, é de suma importância entender qual é o processo de emissão do CRLV digital para 2024, desde a quitação dos débitos até sua impressão e o armazenamento. Dessa forma, o condutor garante estar em conformidade com todas as regulamentações.
Antes de qualquer coisa, é necessário verificar se existe alguma pendência financeira relacionada ao veículo. Por exemplo, IPVA, multas e outros débitos devem ser quitados antecipadamente. Isso porque, a presença de dívidas impedirá que a solicitação seja concluída.
Com o débito devidamente saldado, o passo seguinte é efetuar a quitação da taxa da emissão do CRLV digital. A taxa, hoje em dia, é no valor de R$ 160,22, podendo ser paga em um banco conveniado, seja na agência, caixa eletrônico ou mesmo online. Para fazer o pagamento, é só informar o Renavam do veículo.
Depois do pagamento da taxa, é preciso esperar por 24 horas para o documento ficar disponível para o download e posterior impressão. O prazo do processamento é extremamente importante para o sistema atualizar o registro e gerar o CRLV digital.
Para ter o documento tirado através do site oficial do Detran, basta seguir os passos:
Após finalizar esses procedimentos, o documento ficará disponível para o download e a impressão.
Uma alternativa interessante para parte dos condutores é obter o CRLV digital através do app “Carteira Digital de Trânsito (CDT)”. Este se encontra disponível totalmente de graça para os sistemas Android e iOS. Veja o passo a passo:
O CRLV digital ficará disponível no app para acesso offline.
As pessoas jurídicas podem ter acesso ao documento através do portal da Denatran. Para isso, basta seguir os passos:
O CRLV digital tem diversas vantagens se comparado com sua versão física:
Pronto! Seguindo os passos que indicamos acima, ter o documento será fácil e prático. Ele ficará disponível em qualquer celular que tiver o app baixado, tendo o mesmo valor legal da versão física.