Entender a relação entre o crescimento e a população mundial atual é muito importante por uma grande quantidade de aspectos.
O assunto é abordado por muitas questões de geografia, principalmente dentro de provas como os vestibulares e o ENEM.
Assim, para que você consiga se preparar da melhor forma possível, o artigo de hoje trouxe um resumo completo com tudo o que você precisa saber sobre crescimento e população mundial. Confira!
O crescimento populacional, também conhecido como crescimento demográfico, é um termo que se refere ao aumento na quantidade de pessoas que vivem na Terra. Devemos destacar que esse crescimento não é linear e, na história da humanidade, aconteceu de diversas formas, alternando períodos de altos índices de crescimento da população com outros de níveis muito mais baixos.
Os motivos para essa variação podem ser diversos. Dentre eles, podemos citar os embates, a qualidade de vida, a diminuição da mortalidade infantil, o crescimento da natalidade, o uso de antibióticos, o avanço da medicina, etc.
Podemos citar, por exemplo, o caso dos séculos XX e XXI, que foram e são (no caso do século XXI) marcados por um elevado crescimento populacional. Esse fato pode ser associado à evolução que a medicina sofreu no período.
Nos dias de hoje, o planeta possui cerca de 7,7 bilhões de habitantes. Dados da ONU (Organização das Nações Unidas) estimam que, no ano de 2050, a Terra terá mais de 9 bilhões de pessoas.
A maioria dos continentes apresentou crescimento nas últimas décadas. Todavia, de acordo com estudiosos, o continente africano irá se tornar o responsável pelos maiores índices de crescimento maior nas próximas décadas.
Considerando que o crescimento populacional ocorre quando existem condições mais favoráveis para a população, a lógica seria observar aumento populacional nos países desenvolvidos. Porém, segundo o Departamento de Assuntos Econômicos e Sociais das Nações Unidas, o maior crescimento têm sido registrado nos países menos desenvolvidos.
O crescimento populacional no Brasil apresentou índices elevados a partir da segunda metade do século XX. Isso ocorreu devido ao aumento na qualidade e da expectativa de vida.