A semana começa como uma excelente notícia para os aposentados e pensionistas do INSS! Isso porque o Governo Federal anunciou que irá propor a redução das taxas de juros para o crédito consignado.
A reunião do Conselho Nacional da Previdência Social marcada para esta segunda-feira (13) prevê a discussão da redução. Caso haja a provação, o teto da taxa cairia de 2,14% para 1,76% ao mês. Além disso, o piso também sofreria alteração, passando de 1,80% para 1,61% ao mês.
O Conselho Nacional da Previdência Social não pode definir uma taxa fixa para execução em todas as instituições financeiras. No entanto, pode definir um limite máximo para que as taxas sejam aplicadas nas operações de crédito.
Além disso, também há a expectativa de que as taxas do cartão de crédito para aposentados e pensionistas também sofram alteração. Assim, a definição das novas taxas para cartão de crédito poderá ficar abaixo de 3% ao mês.
Atualmente, existem mais de 17 milhões de contratos ativos de crédito consignado ao INSS. Mensalmente, há a emissão de quase 1 milhão de novos contratos.
Entenda mais sobre o empréstimo consignado
O empréstimo consignado é uma modalidade de crédito que está disponível para as pessoas que são aposentadas ou mesmo pensionistas do INSS.
Como o próprio nome sugere, esta modalidade de crédito se torna consignado ao seu benefício. Isso quer dizer que a sua aposentadoria servirá como uma garantia de que todas as parcelas serão pagas.
Funciona assim: você não precisa realizar o pagamento de um boleto todos os meses. Isso porque o valor já virá descontado no seu salário, trazendo maior garantia para a empresa que oferece o crédito e também evita possíveis esquecimentos no pagamento das parcelas, evitando, assim, juros e multas.
Como resultado dessa segurança, os agentes financeiros conseguem oferecer a melhor taxa de juros do mercado para o crédito consignado. Assim, esta se torna a melhor opção de empréstimo para aposentados e pensionistas.
Qual o valor liberado?
Como o crédito consignado conta com desconto em folha de pagamento, parte do salário do beneficiário ficará comprometido pelo tempo em que estiver pagando as parcelas. Por isso, existe uma regra importante para esta modalidade: o valor da parcela não pode ultrapassar 30% do valor total do benefício mensal.
Geralmente, o empréstimo consignado conta com um prazo de até 24 meses para ser pago. No entanto, algumas instituições podem oferecer até 72 meses para pagar.
O prazo varia por conta da idade do solicitante. Além disso, a instituição financeira também pode incluir as suas próprias regras para estabelecer os prazos ofertados.
Como solicitar?
Para solicitar esta modalidade de crédito você precisa se encaixar em um dos grupos citados e entrar em contato com um banco ou instituição financeira que ofereça o serviço. Assim, deve informar que deseja realizar um empréstimo consignado.
Dessa forma, será realizada uma simulação de empréstimo. Através dela, é possível observar qual valor poderá ser liberado para você, bem como a quantidade de parcelas e juros aplicados. Além disso, a instituição irá realizar também uma análise de crédito, para descobrir a sua margem e saber o valor a ser liberado.
Quando a simulação é concluída você pode ter todas as informações em mãos. Após analisar e aprovar, basta assinar o contrato. Geralmente, em poucos dias a instituição libera o pagamento do empréstimo na sua conta bancária.
Vale ressaltar que, para realizar o empréstimo consignado, você precisa liberar o acesso do banco ou instituição financeira ao seu benefício. Isso porque o desconto das parcelas será realizado diretamente na folha de pagamento.