As cotas do Fundo PIS-Pasep foram liberadas recentemente, nesta quarta-feira, dia 24, assim como Fundo de Garantia do Tempo de Trabalho (FGTS), uma modalidade de benefício diferente do abono salarial PIS-Pasep. Esse fundo é pago apenas uma vez, pois uma vez que o dinheiro é retirado, o saldo é zerado. O abono salarial é pago todos os anos para trabalhadores com carteira assinada que tenham recebido até dois salários mínimos por mês.
Quem tem cotas do Fundo PIS-Pasep?
Quem trabalhou com carteira assinada na iniciativa privada ou foi servidor público civil ou militar entre os anos de 1971 e 1988.
Isso acontece pois, naquele período, as empresas e órgãos públicos depositavam dinheiro no fundo em nome de cada um dos seus funcionários, sendo que cada um deles eram donos de uma cota nesse fundo. Mas o saque só era permitido em caso de aposentadoria, doença grave ou ao completar 70 anos. Porém, a partir de outubro de 1988, esse formato mudou, e continua o mesmo até hoje. Porém, muitos dos beneficiários ainda não sacaram as suas cotas devido aos critérios estabelecidos na época. Muitos não sabem desse direito, não sabem da mudança que houve.
O saque autorizado por cotistas segue os critérios:
- Idade a partir de 60 anos
- Aposentadoria
- Invalidez (inclusive do dependente)
- Morte do cotista (habilitando o herdeiro a sacar)
- Algumas doenças graves, como câncer, HIV, Parkinson e tuberculose (incluindo o dependente).
Como verificar saldo
Pis
Os cotistas ou herdeiros podem verificar se têm saldo para sacar através do site oficial do banco: http://www.caixa.gov.br/cotaspis.
Para consultar o saldo de cotas do PIS, é necessário informar o número do CPF ou NIS do cotista. Esse número pode ser encontrado:
- No Cartão do Cidadão;
- Nas anotações gerais de Carteira de Trabalho antiga;
- Na página de identificação da nova Carteira de Trabalho;
- No extrato do FGTS impresso.
Para consultar com o número do NIS, o beneficiário ou herdeiro vão precisar de uma senha. Quem já tem a Senha Cidadão pode fazer login no site da Caixa: http://www.caixa.gov.br/cadastros/cartao-cidadao/paginas/default.aspx e informar a senha internet que gostaria de cadastrar.
Quem não possui senha pode clicar em “esqueci a senha” e preencher os dados solicitados, ou, se possuir o Cartão Cidadão, fazer um pré-cadastramento da senha pelo telefone 0800-726-0207. Para quem não possui o cartão, é possível fazer o cadastramento em uma agência da Caixa.
Vale lembrar que os terminais de autoatendimento podem ser usados com Cartão do Cidadão.
Pelo app
A Caixa também disponibiliza consulta ao benefício por meio de um aplicativo. O aplicativo está disponível gratuitamente para telefones Android e iOS.
Pasep
Para consultar o saldo do Pasep é possível acessar o site do Banco do Brasil, no endereço www.bb.com.br/pasep. É preciso informar o número do CPF ou o número de inscrição do Pasep e também a data de nascimento do cotista.
É possível verificar se o participante tem ou não cota, porém, o valor fica em sigilo bancário, não sendo informado. Porém, é possível consultar esse valor na internet ou nos terminais de autoatendimento, por meio da conta corrente, acessando: Extratos – Extratos diversos – Agenda financeira.