Cosméticos naturais – uma aposta para o empreendedorismo
Sabemos que o Brasil é um dos países que mais consome cosméticos. Entretanto, a questão ecológica chegou na rotina das pessoas, alterando a maneira de consumir esse segmento, que está muito mais consciente quanto a fatores ambientais.
A beleza da natureza ganha mercado
Há muito já se falava que no Brasil o ramo de cosméticos é um dos que menos se afetam com as crises financeiras. Entretanto, mediante a mudança de comportamento do consumidor, uma tendência cresceu nos últimos tempos, os cosméticos naturais.
População Brasileira mais ligada à questões ambientais
Segundo uma pesquisa feita pela UNESP (Universidade Estadual Paulista), esse segmento tem crescido até 25% ao ano, considerando o aspecto mundial. Todavia, no Brasil mais de 40% da população declara ter interesse em produtos de beleza e cuidados pessoais de origem natural.
Essa mudança de cultura ligada a questões ambientais é algo que vem sendo trabalhado na população mundial através das mídias e campanhas mundiais. Sendo assim, é uma oportunidade de negócio.
Vender ou produzir para revenda
Você pode empreender nesse setor em dois aspectos, produzir e vender (ou somente revender), ou ainda apenas vender.
Isso porque o artesanato dentro do segmento de produtos naturais é muito valorizado.
Fornecedores
Esse é outro aspecto favorável para quem deseja atuar nesse segmento. Pois são inúmeros fabricantes que se atentaram a essa necessidade.
Caso não seja um produtor desse segmento, é muito ampla a sua possibilidade de fornecimento.
Pode negociar com fornecedores que produzem produtos à base de óleos vegetais, plantas, extratos e vitaminas.
Sendo assim, pode revender produtos de grandes marcas ou artesanatos, ou ainda mesclar os dois tipos de produtos, haja vista que ambos fornecerão produtos naturais.
Marketplace
Dada a procura por esses produtos, as chances de sucesso são bem altas. Empreender nesse segmento é positivo em vários aspectos, inclusive quanto a facilidade de vender, visto que poderá revender em plataformas de marketplace.
Planejamento estratégico
Lembre-se de fazer um planejamento anterior ao início das vendas, e defina bem suas ações quanto a fornecedores e preço de venda.
Dentro das tendências, há uma grande chance de empreendimentos focados em questões ambientais e produtos naturais crescerem muito nos próximos anos, dada a alteração cultural que ocorre no mundo quanto a consciência ecológica.