O comércio online foi o que mais cresceu entre os seguimentos no ano de 2020. Isso porque, no cenário onde o cidadão é limitado a não sair de casa, devido à pandemia do coronavírus, os acessos às plataformas de estabelecimentos virtuais só foram aumentando.
O crescimento mobilizou os Correios a reduzirem os prazos de entrega de encomendas em todo território nacional, visto que este meio de envio é usado com grande frequência por pequenas e médias empresas online, para regiões mais distantes de capitais urbanizadas.
A empresa ainda diminuiu o valor para envios via Sedex e PAC para clientes com contrato em até 38%, segundo os dados divulgados pela Tecnoblog. A correção nos prazos de entrega dos produtos ocorreu nas últimas semanas, com o objetivo de atender as pequenas cidades, par contribuir com a “interiorização do comércio eletrônico brasileiro”.
Por exemplo, um pedido de Nova Lima (MG) para Santana do Paraíso (MG), com uma distância de 270 km demoraria 6 dias para ser entregue. No entanto, desde o dia 10 de março, com a praticidade da nova logística, o prazo caiu para um dia.
Os Correios também aperfeiçoou a transportação para cidades grandes, porém com prazos menos vantajosos dos que os mencionados anteriormente. Encomendas entre Brasília (DF) e Rio de Janeiro (RJ), o prazo de entrega caiu de dois para um dia. Da mesma forma aconteceu de São Paulo (SP) a Salvador (BA); Belo Horizonte (MG) a Campinas (SP); e Sorocaba (SP) a Rio de Janeiro (RJ).
Entretanto, a medida deve beneficiar inicialmente as empresas menores que por sua vez não possuem estrutura própria de logística. Sobre isso, a empresa explica que “a redução se aplica somente para clientes de contrato e as condições específicas podem ser verificadas com o representante comercial”.