Chuvas intensas no litoral paulista, veja quais foram as cidades afetadas

Saiba quais foram as localidades afetadas e o que fazer se a sua cidade foi atingida

Quer saber se sua cidade foi atingida com tempestades? Nesse período do ano, o estado de São Paulo sofre com temporais de verão. Além disso, nessa semana ocorreram as chuvas intensas no litoral paulista, veja quais foram as cidades afetadas. Sendo assim, confira agora a previsão do tempo para a região paulista.

Como o verão implica no volume das chuvas intensas no litoral paulista

O verão é a estação mais quente e, consequentemente, a que mais chove. Desse modo, isso se deve ao fato de que o ar fica mais quente e com maior capacidade de armazenamento de vapor. Logo que, após grande acúmulo, precipita, e assim, gera a chuva.

Vale dizer que tal umidade armazenada, vem da constância dos raios solares e das temperaturas elevadas. Que em conjunto fazem com que as águas dos mares, rios, lagos, florestas e até mesmo do nosso corpo (em forma de suor) evapore com muita facilidade.

Devido as essas inúmeras fontes de vapor, as nuvens ficam carregadas e geram as chuvas. Entretanto, essas tempestades não costumam ter longa duração. Porém ocorrem com mais facilidade, então, a recorrência dessas precipitações persiste.

Confira agora as cidades e os bairros com maiores riscos de chuva e alagamentos no estado de São Paulo.

As cidades e bairros que estão sofrendo com chuvas intensas em litoral paulista

Para começar, a cidade de Ubatuba foi a que mais sofreu com a última tempestade, que causou diversos pontos de alagamentos e deslizamentos na cidade.

Além disso, a rodovia Mogi-Bertioga está totalmente interditada devido ao rompimento de tubulação, na altura do Km 82 em Biritiba Mirim.

Também na cidade, o Porto de Santos fechou após a área ficar completamente alagada. Assim como, na Rio-Santos houve uma queda de barreira (Praia Preta).

Ainda na rodovia, diversas praias sofreram com queda de barreira, árvores e erosão, sendo elas: Lamberto, de Fortaleza, Tabatinga, Cocanha, Cigarra, Massaguaçu, Maresias, Boracéia e Boiçucanga.

Em São Sebastião, a chuva causou diversos alagamentos e deslizamentos de terra. Com isso, as consequências foram graves. Pois, até o momento, já foram contabilizados cerca de 46 mortes e o desaparecimento de 40 pessoas na cidade. Vale dizer que a tragédia já está sendo associadas ao que ocorreu em Brumadinho. Devido à grande quantidade de lama que atingiu as áreas residenciais.

Já em Bertioga, a chuva continua tendo volume recorde no país. E os meteorologistas explicam que toda essa chuva foi um acúmulo de muitos dias de calor na área em conjunto com as massas de ar e próprio clima de São Paulo.

Além disso, cidades como Ilhabela e Caraguatatuba também estão nas mesmas situações que as outras cidades acima. Isto é, em estado de alerta e há riscos de desabamento.

Portanto, devido às chuvas intensas em litoral paulista, se estiver em algumas dessas cidades listadas acima, procure abrigo em cidades mais distantes do litoral.

Saiba o que fazer caso sua cidade seja atingida

Caso sua cidade esteja localizada na zona de risco devido às chuvas intensas no litoral paulista, há medidas que deverão ser tomadas para manter a sua segurança e a de sua família em caso de alagamentos ou deslizamentos de terra.

Se a sua cidade está debaixo d’água e você estiver dentro de casa, a dica é a seguinte. Então, evite ficar próximo de janelas e definitivamente se afaste de qualquer tipo de eletrônicos ligados a tomada. Principalmente, os que puxam muita energia como: geladeiras, freezer, TVs, entre outros.

Além disso, se estiver na rua durante o princípio da chuva e não consegue chegar em casa de maneira alguma, evite ficar próximo de árvores. Ademais, procure abrigo imediatamente. Aliás, qualquer lugar com cobertura já serve, como estabelecimentos comerciais, por exemplo.

Por último, em casos de deslizamentos de terra, a preocupação se mantém. Portanto, se perceber um princípio de deslizamento de terra, saia imediatamente do local. Pois, o perigo de soterramento e desabamento é altíssimo.

Assim como nos casos de alagamentos, também é necessário que você procure um local coberto, mas, sem risco de deslizamento ao seu redor. Então, após sair, busque um estabelecimento seguro.

Por último, para se proteger em caso de deslizamento de terra devido as chuvas intensas em litoral paulista, ligue para a Defesa Civil, no número 199. Pois, a equipe fará todo o procedimento padrão para essas situações.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.