A Cordilheira dos Andes possui cerca de 8 mil quilômetros de extensão e fica localizada na América do Sul, sendo considerada a maior cadeia montanhosa do planeta.
O ponto mais alto dos Andes chega aos 7 mil metros de altitude. Além disso, sua altura média é de 4 mil metros de altitude.
A Cordilheira dos Andes poderá ser cobrada no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e demais vestibulares do Brasil, acompanhe o artigo e saiba mais sobre!
Cordilheira dos Andes: Principais características
A cordilheira está localizada em vários países do continente sul-americano na parte oeste, São eles:
- Argentina
- Chile
- Bolívia
- Peru
- Equador
- Colômbia
- Venezuela
De acordo com especialistas, ela formou-se há 65 milhões de anos, por conta do choque das placas tectônicas do Pacífico e Sul-americana.
O clima da região dos Andes é frio, mas pode variar de acordo com o relevo e a altitude. Em síntese, em locais muito altos as temperaturas ficam negativas, cobrindo o topo da montanha de neve.
Vale destacar que a Cordilheira dos Andes reúne uma variedade grande de fauna e flora, assim como vários recursos naturais.
Nas localidades mais baixas, é composta por uma vegetação rasteira. Já nas regiões elevadas as plantas não sobrevivem às baixas temperaturas e a neve.
Ademais, a fauna presente nos Andes serve para realizar o transporte de pessoas e produtos. Além disso, a caça é realizada para obter lã destinada para produção de roupas.
Curiosidades
A Cordilheira dos Andes é envolvida em vários mistérios, por conta dos povos antigos que habitaram o local, principalmente os Incas.
Ao longo de toda a sua extensão vários povos se desenvolveram em períodos distintos, por isso, ainda há muita coisa para ser descoberta.
Vale destacar também que o turismo é uma das principais atividades econômicas dos Andes, por conta da visita de milhares de turistas todos os anos.
Outra curiosidade é que devido a altitude o ar é rarefeito, fato que compromete a produção de oxigênio. Todavia, milhares de pessoas vivem nas áreas da Cordilheira dos Andes.
Por fim, algumas regiões da cordilheira sofrem com terremotos e atividades vulcânicas.
E então, gostou da matéria? Não deixe de ler também – Guerra das Malvinas: Causas e consequências do conflito.