Os aposentados e pensionistas do INSS que tanto aguardaram o pagamento antecipado do 13º salário certamente estão comemorando o repasse da primeira parcela do benefício. Assim, terminou ontem, quarta-feira (08) o cronograma daqueles que recebem acima de um salário mínimo.
Além dos valores que tradicionalmente são pagos mensalmente, neste mês de março eles tiveram acesso a 50% do valor do 13º salário. No entanto, muitos ainda não verificaram suas contas e, consequentemente, não resgataram o dinheiro. Por isso, o INSS faz uma convocação urgente para esse público específico.
Os pagamentos do INSS são divididos aqueles que ganham, no máximo, um salário mínimo, o que equivale ao piso nacional e previdenciário, e aqueles que têm acesso ao salário maior. Sem contar que o penúltimo dígito do benefício também é utilizado para que o cronograma seja organizado.
Portanto, ontem, quarta-feira (08) finalizou-se o calendário de depósitos do INSS referente ao mês de abril. O valor começou a ser repassado dia 24 de abril, e como é de costume, permaneceu sendo creditado até meados da primeira dezena de maio, ou seja, do mês posterior.
Lembrando que a primeira parcela do décimo terceiro foi paga juntamente com o benefício mensal, seguindo a ordem de:
Penúltimo dígito do benefício Data da liberação
1 24 de abril
2 25 de abril
3 26 de abril
4 29 de abril
5 30 de abril
6 02 de maio
7 03 de maio
8 06 de maio
9 07 de maio
0 08 de maio
Penúltimo dígito do benefício Data da liberação
1 e 6 02 de maio
2 e 7 03 de maio
3 e 8 06 de maio
4 e 9 07 de maio
5 e 0 08 de maio
Comumente, nos dois dias anteriores ao início do cronograma de pagamentos, o INSS libera que a consulta seja feita para verificar quando cairá na conta, bem como a data certa do saque. No mês de maio, os pensionistas e aposentados receberão o valor restante do décimo terceiro, descontando o percentual do Imposto de Renda para aqueles que são contribuintes.
Assim, para acessar a consulta, é preciso seguir os passos indicados abaixo:
Por meio do MPS (Ministério da Previdência Social), foi autorizada a antecipação dos salários de pensões, aposentadorias, bem como outros benefícios do INSS. Portanto, quem quiser receber agora o valor que só seria creditado em junho, deve notificar seu interesse o quanto antes.
A antecipação de benefícios do INSS é válida para quem mora nas cidades do Rio Grande do Sul assoladas pelas fortes chuvas. Dessa forma, cerca de 300 municípios se enquadram na situação em que o governo estadual decretou o estado de calamidade pública.
Quem mora nas cidades que foram atingidas, infelizmente, pelas catástrofes naturais, que resultaram nas cheias de rios, terá acesso ao benefício. A antecipação, assim, funcionará seguindo estes critérios: