Foi feita a convocação dos candidatos para a prova objetiva do concurso PM SP para Oficiais da Saúde. A Polícia Militar de São Paulo divulgou que as avaliações acontecerão no dia 6 de novembro.
O Diário Oficial publicou no dia 28 de outubro o edital da convocação para o concurso PM SP para Oficiais da Saúde. O Notícias Concursos, na matéria desta terça-feira (01) mostrará alguns detalhes, mas estes podem ser conferidos também no endereço eletrônico da FGV (Fundação Getúlio Vargas), que é a banca organizadora.
Concurso PM SP para Oficiais da Saúde terá prova dissertativa e objetiva
No dia 06 de novembro será realizada a prova dissertativa e provas objetivas, onde ambas têm o caráter classificatório e eliminatório. A avaliação está marcada para iniciar às 13h.
A prova objetiva terá 60 questões com múltipla escolha, assim sendo:
- Conhecimento Específico (de acordo com a opção da especialidade) – 30 questões;
- Conhecimento Geral da opção de especialidade – 20 questões;
- Interpretação de Texto – 4 questões;
- Noção Básica de Informática – 3 questões;
- Noção de Administração Pública – 3 questões.
Quanto à prova discursiva terá uma questão a se discutir um caso clínico. Este versa acerca dos Conhecimentos Gerais da respectiva área.
Certame tem mais de 3,5 mil inscrições em 2022
Segundo a FGV, o concurso PM SP para Oficiais da Saúde teve cerca de 3.538 inscritos. Ademais, quem for aprovado na prova objetiva será convocado para as próximas etapas, que são:
- Exame Aptidão Física com caráter eliminatório – Visa avaliar qual é o desempenho físico dos candidatos, que deverão obedecer ao padrão exigido para o cargo;
- Exame de Saúde com caráter eliminatório – Visa avaliar a condição de saúde dos candidatos;
- Exame Psicológico com caráter eliminatório – Visa identificar características da personalidade, as aptidões, potenciais e adequações dos candidatos aos perfis psicológicos estabelecidos para o cargo;
- Avaliação de Conduta Social, de Reputação e de Idoneidade com caráter eliminatório – Visa à apreciação de conduta social, de reputação e de idoneidade dos candidatos, na sua vida atual e pregressa, bem como nos outros aspectos da vida em sociedade, seja moral, social, escolar e profissional, relacionado à compatibilidade com o exercício do cargo;
- Análise dos Documentos com caráter eliminatório – Tem por finalidade a análise dos documentos apresentados para comprovação dos requisitos e condições para ingresso.
Vagas e especialidades
A publicação do edital aconteceu no mês de agosto de 2022, ofertando 75 vagas para 2º Tenente PM Estagiário nas especialidades:
- 26 dentistas;
- 41 médicos;
- 6 farmacêuticos;
- 2 veterinários.
Entre as 41 vagas para Tenentes Médicos, tem as especialidades:
- 7 vagas para Anestesiologia;
- 2 vagas para Cancerologia Clínica;
- 1 vaga para Cirurgia do Aparelho Digestivo;
- 2 vagas para Cirurgia Geral;
- 9 vagas para Clínico Geral (SPA + Clínica médica);
- 1 vaga para Endoscopia;
- 1 vaga para Especialista em cirurgia da coluna (Traumatologia, Neurocirurgia e Ortopedia);
- 1 vaga para Hemoterapia e Hematologia;
- 1 vaga para Infectologia;
- 1 vaga para Reabilitação e Medicina Física;
- 4 vagas para Medicina Intensiva (UTI);
- 3 vagas para Médico Generalista;
- 2 vagas para Nefrologia;
- 1 vaga para Neurologia Clínica;
- 4 vagas para Psiquiatria;
- 1 vaga para Urologia.
Para ser candidato do concurso PM SP para Oficiais da Saúde é preciso ter terminado a graduação na área do conhecimento que se refere ao cargo optado. Além disso, é preciso ter habilitação correspondente.