Controle emocional para concurso público: dicas para você
Nem sempre é fácil manter o controle emocional para concurso público, especialmente quando estamos diante de uma prova muito concorrida – com poucas vagas. Porém, algumas atitudes podem nos ajudar a impedir que a sobrecarga emocional apareça nesses casos, e é sobre elas que discutimos neste texto. Continue conosco para saber mais.
Dicas de controle emocional para concurso público
O controle emocional para concurso público exige autoconhecimento e respeito por si mesmo. Isto é, não basta querer garantir o controle emocional se, na prática, você mesmo está se expondo a uma rotina de estudos que ultrapassa os seus limites, concorda? Sendo assim, considere sempre partir de um pressuposto mais subjetivo, considerando as suas singularidades na hora de implementar medidas que possam ajudá-lo.
Abaixo apresentamos algumas ideias que tendem a contribuir nesses casos, mas cabe a você avaliar o que pode, realmente, proporcionar bons efeitos na sua rotina. Veja:
1. Cuide da sua respiração
Quando você cuida da sua respiração, você pode aumentar a sensação de relaxamento do seu corpo. Logo, essa é uma forma de reduzir a ansiedade e o estresse frente à rotina de estudos.
Para tanto, opte em prestar atenção na sua respiração, respirando profundamente e sem pressa. Permita que o ar entre em seus pulmões profundamente, e considere fazer o exercício da respiração diafragmática, a fim de aumentar ainda mais o relaxamento.
2. Priorize os hábitos saudáveis
Os hábitos saudáveis também têm um papel importante quando pensamos em controle emocional para concurso público. Dentre eles, podemos citar a prática de exercícios físicos, que contribui para o relaxamento, sensação de bem-estar e redução do estresse.
Além disso, os cuidados com o sono, priorizando um bom descanso e investindo na higiene do sono, também pode fazer a diferença na hora de elevar o seu bem-estar mental.
3. Tenha uma rotina de estudos equilibrada
A procrastinação e o perfeccionismo podem, muitas vezes, atrapalhar na hora de manter o controle emocional para concurso público. Ambos costumam surgir quando temos dificuldades para estabelecer uma rotina de tarefas, e vamos adiando as leituras e atividades, por exemplo.
Sendo assim, estabelecer um horário para estudar e buscar segui-lo diariamente ajuda a reduzir o acúmulo de matérias e o estresse por ter que ler/resolver questões demais.
4. Mentalize que existe uma vida além da prova
Lembre-se de que nem tudo em nossas vidas gira em torno de uma única prova de concurso. Sendo assim, existe muita vida além dos estudos, que pode ser vivida e explorada.
Tirar o foco pleno do concurso pode ajudá-lo a reduzir a carga emocional que pode surgir nesses casos. Por isso, mentalize outras coisas sobre a sua vida pelas quais você é grato, por exemplo.
5. Considere fazer psicoterapia
A psicoterapia também é uma interessante ferramenta de controle emocional para concurso público. Por meio das sessões, você poderá descobrir formas de elevar o seu bem-estar e de reduzir os níveis de estresse e ansiedade.
Além disso, pode fortalecer a sua autoconfiança, sendo este fator muito importante na hora de fazer uma prova.
Cuide-se nesse sentido e esperamos que você tenha um bom desempenho no seu objetivo!