Conseguir controlar ansiedade no trabalho é um grande desafio. Especialmente quando essa ansiedade parece “surgir do nada”, não é mesmo?
No entanto, algumas medidas, por mais simples que sejam, podem ajudar a minimizar os impactos da ansiedade diante de prazos e cobranças, por exemplo.
E ao longo deste texto nós destacamos algumas dessas medidas. Acompanhe e saiba mais!
Para controlar ansiedade no trabalho é necessário, acima de tudo, exercitar a paciência. Parece contraditório, mas a verdade é que nem sempre vamos conseguir “arrancar” a ansiedade de dentro de nós, de uma hora para outra.
E quando entendemos que, às vezes, o episódios podem ser um pouquinho mais longos, nós nos sentimos mais fortes e preparados.
Por isso, considere essa premissa ao ler as considerações a seguir:
Se você sabe que determinado gatilho emocional tem sido o motivo pelo qual a ansiedade está intensa, não fique “forçando” a situação. Mas sim, procure dar uma pausa para a sua mente.
Ficar persistindo no problema, sem ao menos “descansar” a mente um pouco, pode ser mais prejudicial do que parar alguns minutinhos.
Portanto, afaste-se daquilo que está lhe causando o mal-estar, ao menos para conseguir se sentir mais tranquilo.
Durante a sua pausa, procure respirar profundamente. Para isso, sente-se de uma maneira confortável, feche os olhos e observe a sensação do ar entrando de um modo profundo. Em seguida, expire o ar tranquilamente, sem pressa alguma.
Repita esse procedimento algumas vezes, até sentir o corpo menos tenso e mais relaxado.
Outra forma de buscar controlar ansiedade no trabalho é por meio da escrita das suas “dores” e angústias. Isso porque, colocar o que sentimos em palavras é muito interessante.
Afinal, passamos a enxergar com mais clareza aquilo que está nos machucando e irritando, e podemos ter, assim, uma visão muito mais racional. Logo, podemos organizar melhor os pensamentos.
Novamente, não fique forçando a situação. Se você sabe que algo está passando dos limites de um modo muito negativo, não fique aceitando isso sem dizer nada. Fale com seus gestores sobre os seus limites, a fim de deixar claro que algumas situações são difíceis para você.
Não queira fazer tudo de uma vez. Mas sim, execute uma demanda, uma tarefa, a cada momento. Assim você consegue controlar melhor as suas atividades e pode, também, controlar ansiedade no trabalho.
Outro modo de controlar ansiedade no trabalho, mesmo que um pouquinho, é pensar em situações difíceis que você ultrapassou. Pense sobre outros momentos em que a ansiedade apareceu, mas que tudo deu certo no final.
Desse modo você conseguirá ter uma visão sobre as suas próprias vitórias, o que pode aumentar a confiança e diminuir aquele medo que a ansiedade pode gerar.