Conseguir controlar a angústia no trabalho é desafiador. Quando nos damos conta, a angústia parece que está sufocando com o aperto no peito que ela é capaz de provocar.
Em paralelo a isso, conseguir dar uma atenção a mais ao que se sente é fundamental para diminuir essas sensações e, assim, conquistar mais bem-estar. Até porque ninguém merece passar o dia angustiado no trabalho, não é mesmo?
E com o intuito de lhe ajudar, fizemos este guia com algumas considerações. Acompanhe!
Para controlar a angústia no trabalho é preciso, também, exercitar a paciência. Afinal, não existem métodos capazes de tirar a angústia de uma hora para outra.
Ainda mais porque, em grande parte, a angústia denuncia algo que precisa ser resolvido. Então, devemos aguardar algumas resoluções para que esse mal-estar vá embora, certo?
Pensando nesse cenário, considere as dicas abaixo para minimizar o mal-estar provocado pela angústia:
Feche os seus olhos quando sentir aquele aperto no peito. Procure respirar fundo e tranquilamente. Tente controlar a sua respiração para que ela não fique completamente descompassada. Vá respirando, enchendo os pulmões, e esvaziando-os sem pressa.
Ao mesmo tempo, comece a mentalizar frases que tragam certo conforto. Podem ser mantras, palavras positivas, versos, enfim! Procure minar a sua mente com pensamentos positivos, dentro do possível.
É claro que nem sempre isso será fácil. Quando estamos muito angustiados, a nossa mente se ancora nas coisas ruins. Mas, tente fazer o possível para espantar, ao menos por alguns instantes, esses pensamentos ruins.
Os gatilhos emocionais também podem ser um problemão quando o mal-estar aparece. Por isso, lembre-se de que uma forma de controlar a angústia no trabalho é dando um tempo naquilo que causa a “dor”.
Quando se sentir um pouquinho mais tranquilo, daí você pode voltar ao trabalho.
Colocar em palavras o que você sente pode ser uma forma eficiente de elevar o bem-estar, o autoconhecimento e a conexão consigo mesmo. Afinal, as palavras são capazes de nos mostrar que, às vezes, as angústias parecem ser maiores do que elas realmente são.
Por isso, crie o hábito de falar ou escrever sobre os seus sentimentos e use isso ao seu favor.
Está tentando controlar a angústia no trabalho, mas o pensamento não consegue sair do futuro? Então traga a sua atenção para o aqui e agora. Pense nas roupas tocando a sua pele, observe o seu corpo sentindo a temperatura ambiente, e assim por diante.
Desse modo você pode desacelerar a mente e diminuir as pressões externas.
Pare de querer ser uma pessoa perfeita no seu ambiente de trabalho. Afinal, ninguém é perfeito e perfeição não existe! Por isso, aprenda que, às vezes, erros acontecem – e está tudo bem. Pare de se maltratar!
Para finalizar, esteja ciente de que nem sempre conseguimos controlar a angústia no trabalho. Nessas situações, considere a premissa de que as angústias vêm, mas também vão, e permita que o tempo também trabalhe. 😉