Conforme informações oficiais do Banco Central do Brasil (BCB), o Cadastro de Clientes do Sistema Financeiro Nacional permite a extração do relatório de contas e relacionamentos em bancos (CCS).
Sendo assim, o CCS trata-se de um relatório, de natureza cadastral, que abrange os relacionamentos mantidos pelos clientes (pessoa física ou jurídica) ou representantes legais com bancos e outras instituições autorizadas a funcionar Banco Central do Brasil (BCB).
As informações desse relatório são extraídas do Cadastro de Clientes do Sistema Financeiro Nacional (CCS), base de dados mantida pelo Banco Central do Brasil (BCB), a partir das informações fornecidas pelas instituições financeiras.
Além de contas, o Banco Central do Brasil (BCB) informa que o relatório abrange outros relacionamentos, como investimentos, aplicações e outros ativos.
Sendo assim, o relatório não contém dados de movimentação financeira ou dívidas. O relatório permite a pessoas físicas e representantes de pessoas jurídicas:
De acordo com informações oficiais, o relatório contém as seguintes informações sobre o relacionamento dos clientes com as instituições autorizadas pelo Banco Central do Brasil (BCB):
A responsabilidade pelos dados do relatório é das instituições com as quais você mantém ou manteve relacionamento. São elas as responsáveis por todas as inclusões e correções da base de dados (CCS) da qual são extraídos os dados do relatório.
O Banco Central do Brasil (BCB) ressalta que a forma mais fácil e imediata de consultar o Relatório de Contas e Relacionamentos em Bancos (CCS) é pelo Registrato, que você pode acessar com o seu login Registrato ou por meio da sua conta Gov.br, níveis prata ou ouro.
Portanto, o Banco Central do Brasil (BCB) ressalta que, em função do sigilo à intimidade e à privacidade, a solicitação de consulta ao relatório não pode ser feita por e-mail, nem por telefone.
Alternativamente, o relatório do CCS pode ser solicitado à Central de Atendimento do Banco Central do Brasil (BCB), Conforme orientações disponíveis na página do Fale conosco, informa o Banco Central do Brasil (BCB) em sua plataforma oficial.