Depois do pagamento do 13º pagamento e das festas, chegam as temidas contas de início de ano. Por isso é importante ficar atento, anotar todas elas e não esquecer de economizar. Ninguém quer começar o ano no vermelho, certo?
Veja também: Mega da Virada: prêmio de R$ 350 mi será sorteado na sexta
O Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) é cobrado anualmente, sempre no início no ano. O tributo é cobrado de qualquer pessoa que tenha um imóvel urbano, seja ele casa, apartamento, escritório ou qualquer instalação similar. O valor é repassado também para os moradores que moram de aluguel.
A cobrança é feita a nível municipal, por isso, os valores por metro quadrado e reajuste anual variam de cidade para cidade. Uma prática comum, porém, é possibilidade de parcelamento ou pagamento à vista – nesta última é possível conseguir descontos, o que pode ser vantajoso caso consiga quitar o imposto em quota única.
O Imposto Sobre Propriedade de Veículo Automotor (IPVA) é cobrado dos proprietários de veículos e pode variar a depender do modelo e ano do carro. É comum que o valor seja reajustado de um ano para o outro, a depender de definição do Governo do Estado.
Ou seja, se você tem um carro é importante ficar atento a mais essa despesas. Em alguns estados, para carros com mais de 15 anos de fabricação, o tributo não é mais cobrado. Importante você verificar o ano do seu veículo e legislação estabelecida no seu estado.
Para aquelas pessoas que possuem carros e seguros, importante lembrar que geralmente as renovações ocorrem no início do ano. Antes de se desesperar procure a validade do seu seguro na sua apólice ou então entre em contato com o corretor responsável que sempre te atende.
Aqui vale uma dica: tente barganhar um desconto no momento da renovação e lembre-se das outras contas que você ainda terá que pagar.
Para quem tem filho, o início de um novo ano escolar significa também a compra de novos materiais, isso sem falar no uniforme ou roupas que a criança possa ir para escola. Algumas prefeituras entregam os uniformes todo o ano, o que não acontece em todas as escolas púbicas, no estado a prática pode ainda ser menor. Por isso, é importante, caso tenha filhos, contar com mais este gasto e se programar financeiramente.