Muitas pessoas têm dúvida se é preciso contar ao chefe que tenho depressão. A verdade é que se o transtorno de humor não impacta no desempenho do trabalho, não existe nenhuma regra que obrigue o indivíduo a contar ao chefe. Porém, há quem prefira contar e falar sobre o assunto – vai de cada um.
Ainda assim, trouxemos algumas discussões sobre o tema, para que você reflita conosco sobre ele. Vamos adiante.
Eu preciso contar ao chefe que tenho depressão?
Se você tem se perguntado “eu preciso contar ao chefe que tenho depressão?”, a resposta é: não necessariamente. Se a sua condição de saúde mental não reduz o seu desempenho na sua atividade laboral, não é necessário contar ao seu chefe. Você pode optar pelo sigilo nesse caso, se não quiser apresentar o que está acontecendo com você. Fica ao seu critério.
Contudo, se você sente que está sendo impactado no trabalho por conta da depressão e deseja ter uma conversa franca com o chefe para esclarecer esse ponto, considere fazer isso – desde que não seja algo que gere um grande sofrimento para você. Aqui, quem irá avaliar se vale a pena contar ou não, é você mesmo.
Como posso contar ao chefe que tenho depressão?
Se você optar por contar ao seu chefe que foi diagnosticado com depressão, saiba que não existe um protocolo ou passo a passo único para comunicar isso a ele. No entanto, algumas considerações podem ser úteis nesse momento delicado. Veja algumas delas:
1. Considere agendar a conversa
Agendar a conversa com o chefe para que essa comunicação ocorra em um momento adequado é melhor do que, simplesmente, falar sobre isso em uma situação inapropriada, na qual vocês não poderão trocar uma ideia bacana.
Afinal, contar no meio do corredor pode ser vago demais, a ponto de a conversa ser muito superficial e você pode, ainda, sair angustiado da situação por se sentir exposto. Por isso, agendar uma conversa é mais interessante e até adequado para a sua privacidade, já que discussão, tendencialmente, poderá acontecer no escritório do seu chefe, com vocês a sós.
2. Comunique a situação sem a necessidade de se expor completamente
Você não precisa dar detalhes da sua vida pessoal e de como você tem se sentido com relação ao diagnóstico. Isto é, embora você possa tomar a decisão de comunicar o seu chefe sobre o que está acontecendo, não é preciso ou obrigatório dar detalhes sobre isso. Você é quem sabe como poderá dosar as palavras que serão usadas e de que modo irá explanar o assunto.
Se perceber que determinado conteúdo da conversa está deixando você desconfortável, então é só encerrar a temática e partir para outro assunto relacionado, se quiser.
3. Converse respeitando os seus limites e emoções
Enquanto estiver falando sobre o que está acontecendo, não se sinta obrigado a ultrapassar os seus limites. Se algo o deixa emocionalmente abalado, peça para interromper a temática se assim for mais interessante para você. Aqui, o ideal é que você se priorize. Foque no seu bem-estar e nos caminhos positivos que a conversa pode oferecer a você. Cuide-se!