Para uma empresa ter sucesso e ter crescimento de forma segura, a orientação de um profissional de contabilidade é indispensável.
O contador poderá prestar informações sobre os registros contábeis, sobre o capital de giro e dos encargos e tributos obrigatórios.
O contabilista que deseja ser reconhecido como profissional de referência pelas empresas no mercado, ele precisa sempre buscar informações sobre o que acontece no mundo empresarial e sobre as constantes mudanças que acontecem nas leis do governo.
Como por exemplo, ele precisa acompanhar constantemente a reforma trabalhista para orientar as companhias sobre como proceder em relação as admissões e demissões dos seus colaboradores.
Nenhuma empresa deseja ter problemas com pagamento dos seus colaboradores ou com multas desnecessárias por falta de pagamento, para evitar esses casos com seus clientes, o profissional contábil precisa conhecer e entender sobre as leis trabalhistas, assim contribuirá com um serviço eficiente e de qualidade.
Alguns escritórios de contabilidade em Recife oferecem assessoria, treinamentos e eventos de conteúdos relacionados com as leis tributárias e com a legislação atual, para contadores que agrega conhecimento e que os ajudam em suas performances diante o cenário empresarial.
Por que o contador deve orientar o cliente?
Primeiramente para ser reconhecido como parceiro e não como uma despesa, até porque muitos empresários acham desnecessário arcar com investimento em serviços contábeis.
Por isso, o contador deve criar e estreitar relacionamento com seus clientes, mantê-los por perto e assim você participará mais da vida das empresas, isso lhe dará um forte diferencial.
Também, reforçará a importância dos seus serviços para a sobrevivência da empresa no
mercado em momentos de crise.
Alguns pontos relevantes onde você pode contribuir para a execução das operações nas empresas são:
-
Explicações sobre as MPES e seus prazos
Os empresários por estarem focados nas operações e vendas do seu negócio, na maioria das vezes na consegue se manter informado sobre as obrigações fiscais e legais e acompanhar as constantes mudanças que ocorrem nelas.
Então cabe ao contador ser intermediador informativo dos seus clientes, você precisa manter-se atualizado sobre as leis e suas mudanças, assim você poderá oferecer uma orientação mais coesa de quais ações cabe as empresas adotar em tais situações.
-
Orientações para tornar a empresa mais organizada
O contador precisa aplicar a contabilidade construtiva para seus clientes, esse novo conceito está sendo adotado por bons profissionais do ramo e por isso vêm ganhando referência no mercado.
-
Educação consultiva para seus clientes
Hoje é mais que comprovado que todo contador precisa ser consultor dos seus clientes, isso mais se reforça pelo fato que a contabilidade é uma ciência consultiva por natureza, desde do seu princípio a contabilidade é usada como ciência base para o apoio ao gestor, ao administrador, ao empreendedor no processo de tomada de decisão.
Então, contador, se você deseja satisfazer as necessidades do seu cliente e atingir uma posição de referência no mercado de atuação, é fundamental você estar bem informado, adotar essas ações e torná-las como hábito.