O papel do profissional de contabilidade vem conquistando novos capítulos à medida que os sistemas de inteligência artificial vêm alcançando os escritórios. Por isso, quanto mais versátil for o contabilista, maiores as chances dele se tornar protagonista no mercado de trabalho.
É o que afirma a professora Lúcia Young, da ROIT, é preciso ir além para poder fazer parte de uma tendência: a incorporação dos escritórios de contabilidade às grandes redes, movimento que já vem acontecendo com outros setores da economia. “Grandes empresas especializadas devem ter maiores condições de atender com mais excelência os grandes clientes”, diz.
Mas, seja qual for a área de atuação do profissional de contabilidade, quem opera no campo contábil vai precisar encontrar tempo para estudar mais, seja apostando em uma especialização ou até na realização de cursos breves e potentes.
Captar os acontecimentos, fazer previsões, desenvolver habilidades e usar tudo isso favoravelmente são alguns dos pilares para a preservação do profissional, que está presente no Brasil desde o começo dos anos 1900.
“É preciso pensar fora da caixa”, resume Lúcia. O mercado tem espaço para qualquer bom profissional de contabilidade, antenado, com conhecimento e vivência, com visão, assertivo, preciso. É necessário ter garra, amar o que faz e dedicação para fazer cada vez melhor e, assim, se destacar”, completa.
Características do profissional de contabilidade
A especialista lista ainda seis qualidades que podem colocar em destaque o profissional de contabilidade. Além disso, como dica extra, ela deixa um conselho para quem está iniciando a carreira. “Foco, determinação, estudo constante. Esta é a fórmula”, avalia. Veja só:
- Conheça bem o mercado e atividade de seu cliente: é preciso entender bem como ambos funcionam e, com isso, encontrar possibilidades de ganhos tributários. Ser dinâmico, bom comunicador, atualizado e antenado;
- Sabia quais as novas tecnologias: Estar por dentro dos lançamentos e do que melhor irá auxiliar a prestar um serviço de boa qualidade, agilidade e precisão faz toda a diferença;
- Preste consultoria estratégica: O cliente gosta e precisa de segurança. Quanto mais por dentro dos negócios ele estiver, mais confiança terá no seu trabalho;
- Cuide do seu marketing pessoal e profissional: O importante é valorizar sua atividade e prestação de serviços;
- Atue com ética: Acima de tudo, tenha princípios e respeito. Isso é fundamental.
- Especialize-se no Lucro Real: não caia na armadilha clássica de Simples Nacional e MEI porque tem muita gente. Tem mesmo, mas tem pouco dinheiro! O dinheiro em potencial está nas médias e grandes empresas.
E então, gostou de conhecer as sugestões para se dar bem na contabilidade?
Não deixe de ler outro artigo: Contabilidade geral: 5 assuntos mais cobrados em concursos